Pioneiro mundial

Toyota apresenta o novo Corolla, com o primeiro sistema híbrido flex do mundo

As opções híbridas contam com um conjunto que rende 122 cavalos e autonomia de 14,5km/l

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A Toyota finalmente apresenta a nova geração, a 12ª, do Corolla no Brasil. O modelo chega completamente renovado e é o primeiro veículo a contar com sistema híbrido flex no mundo. Como de costume da marca, o preço inicial não é nada atrativo: R$ 99.990.

Assim como nas gerações anteriores, o Corolla brasileiro será ofertado apenas na versão sedã. O modelo conta com duas opções de motores: 2.0 flex de 177 cavalos e o sistema híbrido que combina três propulsores, dois elétricos e um a combustão, também flex, com potência combinada de 122 cavalos. 

A tela flutuante não condiz com o resto da cabine.

Além do inédito sistema híbrido, o novo Corolla também chama a atenção pelo visual, bem mais ousado do que nas versões anteriores. A 12ª geração conta com uma dianteira agressiva. A gigante grade frontal e as linha do conjunto óptico causam um impacto visual interessante. A traseira, apesar de modificada, mantém o estilo sóbrio. 

O interior não é tão ousado quanto a carroceria, mas também chama a atenção. A cabine foi toda renovada, mas a tela da central multimídia parece que foi colocada de qualquer jeito. Claramente a intenção da marca foi dar um ar mais moderno, mas exagerou. 

Melhorias na segurança

O visual foi completamente renovado.

O novo Corolla chega com três versões e cinco configurações. Na parte da segurança, a de entrada, a GLi (R$ 99.990), vem com sete airbags, câmera de ré, Isofix, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. 

Na parte da comodidade, ela conta com ar-condicionado (que poderia ser digital), banco do motorista com seis ajustes, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas e central multimídia com tela touchscreen de oito polegadas, conectividade bluetooth e com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.

O interior conta com acabamento claro.

A XEi (R$ 110.990), acrescenta ar-condicionado digital, controle de velocidade de cruzeiro, modo de condução Sport, borboletas no volante, abertura das portas e partida do motor sem a chave, faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

A topo de linha, a Altis (R$ 124.990), vem com faróis dianteiros em LED e o pacote de segurança Safety Sense. Ela inclui sistema de alerta de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, farol alto automático e assistente de Pré-Colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática.

O Corolla é o primeiro híbrido flex do mundo.

A topo de linha também vem com o Premium Pack, que acrescenta ar-condicionado dual zone, banco do motorista com oito regulagens, espelhos retrovisores externos retráteis, teto solar elétrico, sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.

A Altis Hybrid (R$ 124.990) vem com painel de instrumentos com tela TFT de sete. Mas ela não conta com o Premium Pack. Para isso, é preciso acrescentar o pacote por R$ 6 mil. Um fator interessante é que, as híbridas não contam com as borboletas no volante. 

Conjuntos novos

A topo de linha tem conjunto óptico full LED.

Tecnicamente a Toyota não aposentou o motor 1.8 do Corolla, porque ele é utilizado no sistema híbrido. Mas não existe mais opção apenas com ele. As configurações a combustão contam com o novíssimo propulsor 2.0. Ele rende 177 cavalos no etanol e 169 cavalos com gasolina. O torque é de 21,4kgfm para ambos os combustíveis. 

O câmbio dessas versões também é novo. Batizada de Direct Shift, ela tem 10 marchas. Segundo a Toyota, ela proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta. Ela utiliza uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em 1ª marcha.

O híbrido roda até 14,5km/l.

O sistema híbrido flex combina três motores, dois elétricos e um a combustão, que é o 1.8 de 101 cavalos no etanol e 98 cavalos na gasolina. O torque é de 14,5kgfm. Ele funciona em conjunto com dois propulsores elétricos que rendem 72 cavalos. Combinados, eles geram 122 cavalos. 

A bateria híbrida, responsável por alimentar o motor elétrico do sedã, está localizada embaixo do banco traseiro e, segundo a marca, não compromete o espaço interno para os ocupantes. Os freios regenerativos acumulam a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida, otimizando a autonomia.

Novos motores e câmbio, renovação total.

De acordo com o Inmetro, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5km/l na estrada e 16,3km/l na cidade com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9km/l na estrada e 10,9km/l na cidade. Além disso, ele tem uma eficiência energética de 1,38MJ/km.

Maior garantia

Toyota Corolla 2020.

O Corolla inaugura uma nova fase da Toyota no Brasil. Com isso, ele é o primeiro modelo da marca a contar com garantia de cinco anos, em todas as versões. As versões híbridas também contam com garantia estendida de oito anos para a bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.

 

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