IBGE

Setor de serviços cai 1,0% em agosto com recuo em alimentação e hospedagem

Taxa acumulada no ano ficou negativa em 3,8%

acessibilidade:

O volume de serviços prestados teve redução de 1,0% em agosto ante julho, após a queda de 0,8% registrada no mês anterior, na série com ajuste sazonal. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta terça-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 3,8%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda de 4,5%.

Em relação com agosto do ano anterior, houve redução de 2,4% em agosto deste ano, já descontado o efeito da inflação.Única atividade em baixa em agosto, na comparação com julho, o setor de serviços prestados às famílias (-4,8%) foi um dos principais responsáveis pela queda de 1% registrada na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje pelo IBGE. O segmento vinha de três altas consecutivas, mas foi afetado pelos serviços de hospegadem e alimentação, que caíram 7,5% no mês. No índice geral, a taxa acumulada no ano é de -3,8% e, em 12 meses, -4,5%.

Estabelecimentos como restaurantes, bares e hotéis vinham de quatro meses de crescimento, mas a alta também foi interrompida em agosto. “Foi um mês de baixo consumo. Houve uma queda generalizada no consumo desses serviços. Foi algo observado em todas as unidades da federação”, explica o gerente da PMS, Roberto Saldanha.

Os demais resultados foram positivos entre as atividades pesquisadas: Outros Serviços, 1,0%; Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, 0,7%; Serviços profissionais, administrativos e complementares, 1,6%; e Serviços de informação e comunicação, 0,3%.

O agregado especial das Atividades turísticas apresentou redução de 3,1% em agosto ante julho.

O predomínio de resultados positivos faz parte do método de ajuste sazonal, explicou o pesquisador. Entre os subitens, porém, houve perdas importantes no transporte terrestre, nos serviços de armazenamento, telecomunicações, tecnologia da informação e audiovisuais, que puxaram a queda de 1,0% na média global em agosto ante julho, afirmou Saldanha. (AE)

Reportar Erro