Renault apresenta linha 2020 do Sandero, Logan e Stepway com câmbio CVT
Campinas (SP) — A Renault acaba de apresentar a nova linha da família Sandero. A grande novidade é a transmissão automática CVT, de resto, o conjunto mecânico não mudou nada. A partir de agora, o aventureiro segue como um modelo próprio e não conta mais com o nome do hatch, sendo chamado apenas de Stepway.
Outra novidade é a utilização de adereços visuais, chamados de Cross Light, no hatch e no sedã. Com isso, o Logan se torna o primeiro três volumes aventureiro do país. As opções de motores continuam com o 1.0, 1.6 e 2.0 para o R.S. Os preços variam de R$ 46.990 a R$ 73.090.
Visualmente falando, os compactos estão mais elegantes, graças a luz de circulação diurna em LED em C ao redor dos faróis. A dianteira foi toda redesenhada — exceto a do R.S. porque ele é alinhado com a família esportiva da marca.
Na traseira, as lanternas avançam pela tampa do porta-malas, dando uma elegância maior ao hatch e ao aventureiro. O Logan não recebeu a mesma peça e permanece igual ao modelo anterior. Por dentro, mudanças apenas no desenho dos bancos e do volante e no teto, que agora é escuro.
Conjunto mecânico
O motor 1.0 equipa as versões de entrada do Logan e do Sandero. O propulsor de três cilindros gera 82 cavalos e 10,5kgfm de torque. O Stepway conta apenas com a caixa de força 1.6, que gera 118 cavalos e 16kgfm de torque.
A versão mais apimentada do hatch vem com o já conhecido motor 2.0 de 150 cavalos e excelentes 20,9kgfm de torque. Ele conta apenas com a transmissão manual de seis velocidades. Os outros três modelos têm opções manual de cinco e CVT.
O Sandero
As versões dos três modelos também recebem as novas nomenclaturas da marca (Life, Zen, Intense e Iconic). Com isso, o Sandero de entrada, o Life, parte de R$ 46.990. Ele vem com, entre outros, quatro airbags, Isofix, direção eletro-hidráulica e ar-condicionado.
A intermediária Zen, tem três configurações distintas. A primeira é com motor 1.0 por R$ 49.990, que acrescenta central multimídia, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo e alarme. Com propulsor 1.6, ela sai por R$ 55.990 e ganha sistema start/stop.
A Zen CVT, por R$ 62.990, acrescenta, além do câmbio, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e os adereços Cross Light. A topo de linha, a Intense, por R$ 65.490, ganha ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros e retrovisores elétricos, piloto automático e rodas diamantadas.
O R.S. saí por R$ 69.990, o que ainda o mantém como esportivo mais barato do país. Ela vem com todos os equipamentos do Sandero Intense, com exceção das rodas, que são de 17 polegadas, contra 16 das demais.
Logan
O sedã conta com as mesmas versões do hatch, tirando a esportiva — seria interessante ver o três volumes com o selo R.S. Com isso, as configurações são idênticas, exceto a topo de linha, que no Logan é a Iconic. Dessa forma, a Life sai por R$ 50.490.
A Zen varia de R$ 53.490, com motor 1.0, R$ 59.490 com o 1.6 e R$ 66.490 com o câmbio CVT. Intense sai por R$ 68.990. A topo de linha acrescenta bancos de couro e sensores de chuva e luminosidade, por R$ 71.090.
Stepway
O aventureiro, que agora descola do nome do Sandero é 45mm mais alto que o hatch. Além do visual off-road, ele conta com máscara negra nas lanternas e as rodas são diamantadas na cor cinza. Nele, as configurações são um pouco diferentes dos irmãos.
A versão de entrada é a Zen (R$ 61.190). Ela vem com quatro airbags, Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, sistema start/stop, rodas de 16 polegadas, motor 1.6 e câmbio manual.
A Intense (R$ 70.990), acrescenta a transmissão CVT, central multimídia, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros e retrovisores elétricos, piloto automático e rodas bíton diamantadas. Já a topo de linha, a Iconic (R$ 73.090), acrescenta bancos de couro e sensores de chuva e de luminosidade.
Viagem a convite de Renault