Diário Motor

Primeiras impressões: Jaguar I-PACE tem tudo para ser o melhor elétrico a venda no país

O SUV 100% eletrificado da marca inglesa parte de R$ 437 mil

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Jaguar I-PACE. Fotos: Geison Guedes/ Diário Motor e Jaguar/Divulgação

Autódromo Velo Città (SP) — No fim de maio, às concessionárias da Jaguar começam a receber as primeiras unidades do I-PACE. O primeiro veículo totalmente elétrico do grupo inglês (no qual a Land Rover também faz parte), chama a atenção por tudo, da qualidade ao preço. Para cá, a Jaguar traz a versão intermediária do modelo, a SE EV 400 AWD.

Ela parte de R$ 437 mil, mas pode chegar a R$ 449.190 com o Pacote Brasil, que conta com itens exclusivos de lançamento do modelo, como teto panorâmico fixo (que escurece e clareia de acordo com a intensidade da luz externa), rodas em aro 20 e smartphone pack, sistema que permite a sincronização de alguns aplicativos do celular com o veículo.

Fora do comum

Mesmo elétrico, ele conta com a grade frontal.

Como um bom Jaguar, o I-PACE é imponente. O visual do inglês é bastante agradável e não foge do estilo da marca. Um ponto positivo é que o desenho é sóbrio, elegante, coisa rara de se ver em veículos elétricos, que tendem a serem muito futuristas.

O interessante é que, para não perder a identidade da Jaguar, ele conta com uma grade frontal, mesmo não precisando dela para arrefecimento. Mas os engenheiros britânicos deram uma função aerodinâmica à peça. O ar entra por ela e sai no difusor que fica no centro do capô.

Interior é refinado, elegante e tecnologico.

Se por fora o utilitário é moderno, nem se compara com o interior. O estilo é bem parecido com o primo Range Rover Velar, principalmente nas telas. São três ao todo, uma para a central multimídia, outra que faz a vez do painel de instrumentos e uma terceira no console, onde é possível controlar, entre outros, o ar-condicionado e o som do veículo.

Nem é preciso dizer que o acabamento é perfeito. Todas as peças são bem encaixadas, não há rebarba em lugar algum e os materiais são de extrema qualidade, como couro nobre, alumínio, plástico macio ao toque e black piano.

Painel de instrumentos é totalmente digital.

O porte do I-PACE é de um SUV compacto premium. Mesmo assim, o espaço interno é bom. Como qualquer modelo do país, quatro pessoas viajam com extremo conforto e uma quinta já gera um certo aperto. A vantagem é que, quem for no meio, não tem problema com o túnel central, que até existe, mas é bem diminuto.

Esportividade verde

O SUV mais parece um hatch grande na hora de dirigir.

O inglês conta com dois motores, um dianteiro e outro traseiro, ambos de 200 cavalos, que geram 400 cavalos de potência ao todo e deixa o modelo com tração integral. Como qualquer carro elétrico, o torque é praticamente instantâneo, no caso do Jaguar, 70,9kgfm.

Esse torque elevado, e já disponível em praticamente uma rotação, deixa a condução do I-PACE extremamente divertida. Ao pisar no acelerador, o carro simplesmente dispara pelo asfalto, sem nenhuma cerimônia. O número oficial do zero aos 100km/h é de míseros 4,8 segundos. É impossível não abrir um sorriso ao sair em velocidade.

Visual esportivo até na traseira.

O teste de lançamento foi realizado no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. A pista, uma das poucas com selo FIA do Brasil, ficou pequena para o elétrico. Nela foi possível sentir a grande capacidade do inglês. Mesmo sendo um SUV, ele faz curvas de forma exemplar, isso porque ele não é tão alto, mais parece um hatch grande.

Como a tração é integral e cada eixo conta com a mesma potência, em nenhum momento a traseira tenta “passar a frente” da dianteira. O motorista tem sempre o controle do veículo. Em momento algum ele sai do traçado ou passa insegurança para o condutor. O mais importante é que ele faz isso tudo sem gastar nenhuma gota de combustível.

Na central multimídia é possível ver os gráficos do sistema elétrico.

Como não há um motor a combustão, barulhento e que vibra muito, só a ação de ligar o utilitário é diferente. Quem gosta de uma boa dose de adrenalina, e ele permite isso, pode estranhar a ausência de barulho. Mas existe uma forma de melhorar um pouco. Quando o modo Sport é acionado, ele emite um pouco de ruído, bem parecido com o que o DeLorean do Dr. Brown faz nos filmes De Volta Para o Futuro ao viajar no tempo, ponto para os mais nostálgicos.

Recarga

A recarga varia de 40 minutos a 40 horas, dependendo do tipo da tomada.

Segundo a Jaguar, a autonomia do I-PACE é de até 470km/h no ciclo europeu WLTP. As baterias são de íon de lítio de 432 células e 90kWh. Em um carregador extra rápido, de 100kW, elas gastam cerca de 40 minutos para alcançar 80% de carga.

Já em um comum, de 7kW que pode ser instalado em residências, o tempo sobe para 10 horas. Ele também pode ser carregado direto na tomada 220v, mas o tempo total passa de 40 horas. Isso porque, a cada hora, ele ganha 11km de autonomia.

A opinião do Diário Motor

O I-PACE é muito mais que um simples elétrico.

Carro elétrico ainda é algo extremamente novo no Brasil. Para se ter uma ideia, o I-PACE é apenas o segundo modelo a chegar ao país (o Renault Zoe foi o primeiro e ainda irão chegar o Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, Audi e-tron e JAC e40). E, mesmo lá fora, ainda é caro.

Claro que R$ 437 mil não é pouco dinheiro. Mas para quem está pensando comprar um veículo nessa faixa de preço, vale muito a pena pensar no inglês. Primeiro, porque é um Jaguar, só isso já o credencia a estar em qualquer lista. Segundo, porque é um carro primoroso.

O inglês vai agradar quem procura um veículo nesta faixa de preço.

O visual é agradável, o interior é espaço e bem acabado, sem falar nas tecnologias a bordo. O motorista estará muito bem servido dentro do I-PACE. E, o principal fato, é um veículo totalmente elétrico. Para quem pensa no futuro do planeta, não há opção melhor, pelo menos por enquanto, no mercado brasileiro. Vale a compra. Nota 9,5.

Viagem a convite da Jaguar

 

Ficha Técnica

Motor: elétrico de 90kWh

Potência máxima: 400cv

Torque máximo: 70,9kgfm

Direção: elétrica

Suspensão: independente nas quatro rodas

Freios: a disco ventilado nas quatro rodas

Porta-malas: 656 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.565 x 2.139 x 4.682 x 2.990mm

Preço: a partir de R$ 437 mil

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