Diário Motor

Primeiras impressões: JAC T80 e o surto do veículo chinês mais caro a venda no Brasil

O novo SUV da marca parte de surreais R$ 139.990

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JAC T80. Fotos: JAC/Divulgação

O mais novo veículo da chinesa JAC, o T80, já está disponível nas concessionárias da marca. Importado para o Brasil pelo grupo SHC, o SUV médio de sete lugares parte de surreais R$ 139.990 e chega a impressionantes R$ 145.990. Rodamos no utilitário e comprovamos que ele a qualidade dele não passa perto do valor pedido.

Do primeiro modelo apresentado pela marca, o J3 em 2011, para o penúltimo, o T50 no ano passado, a JAC evoluiu muito. Principalmente no acabamento interno, um dos grandes problemas dos veículos da montadora. Com o passar do tempo, os materiais melhoraram e o encaixe das peças também.

O acabamento melhorou com o tempo, mas ainda precisa de cuidado.

As rebarbas sumiram, mostrando a evolução dos modelos da marca. O T80, até que vai bem nisso também, mas tem seus deslizes. O utilitário tem teto solar, mas o local onde ficam os comandos de abertura e fechamento são frágeis. Ao pressionar o botão, a peça inteira se desloca em direção ao teto, mostrando uma falta de cuidado com o acabamento da região.

Para crianças

O acesso para a última fileira de bancos é complicado.

O SUV tem capacidade para até sete passageiros. A segunda fileira conta com trilho e reclina o encosto, o que otimiza o conforto a bordo. Com o banco todo jogado para trás, a área é boa, mesmo para pessoas altas. O conforto é garantido, com espaço de sobra para as pernas.

Já o acesso para os últimos bancos é difícil, particularmente para um adulto. Se a pessoa conseguir se contorcer e sentar lá, vai ficar apertada, com os joelhos na altura do queixo. Agora, se para entrar é complicado, imagina para sair, é quase impossível. Mas é algo inerente à SUVs de sete lugares, principalmente entre os médios. Local destinado, basicamente à crianças.

Completo e caro

Entre os itens de série, ar-condicionado dual zone.

Um aspecto que a JAC sempre focou, para ganhar a atenção do público, é a lista de equipamentos. Com o T80 não é diferente, no entanto, ela sempre relacionou esse ponto com preços baixos, que não é o caso do utilitário. O SUV vem em duas versões, chamadas de Pack 2 e Pack 3, com a de entrada partindo de R$ 139.990.

De série, o T80 vem com ar-condicionado digital, dual zone e com saída para os assentos do meio, abertura das portas e partida sem a chave, painel de instrumentos digital e configurável com tela de 12,3 polegadas, bancos em couro com ajustes elétricos nos dianteiros e o do motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador e central multimídia com tela de 10 polegadas.

A luz de circulação diurna é em LED.

Na parte da segurança, ele vem com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmeras de ré e 360°, controles de tração e estabilidade, seis airbags, freio de estacionamento eletrônico, auxiliar de partida em rampa, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e luzes de circulação diurna.

Já a topo de linha, por R$ 145.990, acrescenta em relação a lista do Pack 2, teto solar panorâmico e elétrico e sistema de som com 280w RMS e 10 alto-falantes, que a marca diz ser premium. Mas que deixa muito a desejar, com pouca capacidade e baixa potência sonora.

O mais grave

Mesmo com controle de tração, o SUV não passa segurança ao volante.

O T80 tem vários poréns, mas nenhum chega perto do conjunto mecânico. Se formos olhar friamente os dados, o SUV é bem equipado. Ele vem com um motor 2.0 turbo de 210 cavalos e 30,6kgfm de torque, transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades, direção elétrica e suspensão independente nas quatro rodas. No entanto, as primeiras impressões não são nada otimistas.

O chinês é fraco nas saídas e lento nas retomadas de velocidade. Em momento algum parece ser um veículo turbinado e muito menos que tenha 210 cavalos. As manobras, que deveriam ser fáceis de executar, são um verdadeiro problema.

Na direção, o motor não parece ser turbo, nem ter 210cv.

Mesmo com o pé afundado no acelerador ele demora para responder. Com isso, principalmente em ultrapassagens, é preciso ter um cuidado a mais. Até a frenagem não é eficiente, é preciso redobrar a atenção na hora de frear. O câmbio tem respostas lentas, com trocas demoradas. O que estranho, pois se trata de uma caixa de dupla embreagem que, normalmente, atua rapidamente.

Além disso, o utilitário não passa segurança em altas velocidades. Ele “flutua” – que é quando o veículo passa a sensação de leveza na direção – a todo momento. Isso não poderia acontecer, pois ele conta com controles de tração e estabilidade, que deveriam atuar nesse tipo de situação.

De todo o conjunto, o que salva é a suspensão, que trabalha muito bem e não repassa as imperfeições do asfalto para a cabine.

O que o DM achou

O chinês deixa a desejar na condução.

A JAC fugiu totalmente da premissa da marca com o T80, que era lançar veículos mais completos com valores mais baixos. O utilitário é nada menos que o chinês mais caro a venda no Brasil, mas ainda assim é o segundo SUV médio de sete lugares mais barato do país, perdendo apenas para o compatriota Lifan X80. Mesmo assim não justifica o alto valor pedido.

O ponto principal é que o preço passa longe do que o veículo realmente oferece, principalmente o conjunto mecânico, que passa insegurança para o motorista. O acabamento ainda precisa melhorar. E até a lista de equipamentos generosa deixa a desejar pela qualidade. Não vale nem o teste drive! Nota 4

Ficha Técnica

Motor: 2.0 turbo

Potência máxima:210cv

Torque máximo:30,6kgfm

Transmissão: automatizada de 6 velocidades

Direção: elétrica

Suspensão: independente nas quatro rodas

Freios: a disco nas quatro rodas

Dimensões (A x L x C x EE): 1.760 x 1.900 x 4.790 x 2.750mm

Preço: a partir de R$ 139.990

 

Concorrente

Lifan/Divulgação

Lifan X80

Motor: 2.0

Potência máxima:184cv

Torque máximo:28,6kgfm

Transmissão: automático de 6 velocidades

Direção: elétrica

Tamanho (A x L x C x EE): 1.760 x 1.934 x 4.820 x 2.790mm

Preço: a partir de R$ 132.777

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