O preço da sofisticação

Primeiras impressões: BMW 330i M Sport, um sedã que merece todos os adjetivos

Elegante, tecnológico, moderno, caro e muito mais, o alemão surpreende em tudo

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BMW 330i M Sport. Fotos: Geison Guedes/DP
BMW 330i M Sport. Fotos: Geison Guedes/DP

Quando a BMW anunciou a pré-venda do novo Série 3 no Brasil, causou espanto pelo preço pedido: R$ 269.950. Mesmo o valor sendo da versão topo de linha — que chegou primeiro –, a 330i M Sport, ele gerou controvérsia. Afinal, era quase R$ 300 mil no sedã de entrada da marca por aqui. 

Em um primeiro momento, o preço realmente se destaca do restante do carro. Mas ao percebermos o tanto de tecnologia embarcada que a BMW colocou no sedã, o espanto vai diminuindo. E também pelo valor pedido nele na Europa. Por lá, ele não sai por menos de R$ 230 mil, em conversão direta do euro para real. 

Visual elegante e agressivo.

Mas afinal, o novíssimo 330i M Sport é caro ou não? Ao final dessa primeira impressão, dizemos a resposta. A sétima geração do clássico sedã alemão foi apresentada ao público brasileiro no último Salão do Automóvel de São Paulo. O modelo chegou em março ao país completamente renovado, mas com o estilo que tornou o três volumes sucesso no mundo inteiro.

Se tem uma coisa que a BMW não faz, é mexer no estilo de seus modelos. Mesmo quando surge uma nova geração, o veículo não foge do desenho clássico, é o caso do novo Série 3. As linhas do sedã estão ainda mais agressivas. Os vincos do capô conversam bem com a grade dupla e com o moderno conjunto óptico, que na 330 conta com faróis a laser. 

A cabine conta com materiais de qualidade.

A traseira, com escape duplo, conversa com os outros modelos da marca, principalmente as lanternas em LED. O interior, de extremo requinte, eleva o nível do Série 3 ao patamar de veículos maiores e — ainda — mais caros, com o uso de materiais de qualidade, como aço escovado, alumínio, couro e plástico macio ao toque.  

Outro ponto positivo do sedã é o espaço interno. O Série 3, leva quatro adultos com bastante conforto, sem nenhum aperto. Já um quinto complica, por causa do túnel central, que é muito grande, o ideal mesmo são quatro. O porta-malas é um ponto fora da curva, com 480 litros, poderia ser maior, pois é raso, por causa do estepe. 

Potência de M

Conjunto mecânico arisco: 258 cavalos.

O 330i tem estilo M Sport e o conjunto mecânico conversa bem com a linha esportiva da montadora. O 2.0 turbo gera bons 258 cavalos e impressionantes 40,8kgfm de torque. Aliado a transmissão automática de oito velocidades, chega aos 100km/h em 5,8 segundos. 

Com isso, é muito fácil acelerar o sedã, o mais leve toque no acelerador faz o alemão disparar pelo asfalto. O 330i anda muito bem. Os modos de condução (Eco Pro, Comfort, Sport, Sport+ e Individual) otimizam a direção do modelo a deleite do motorista, podendo andar desde da forma mais tranquila, a mais arisca. 

Câmbio automático de oito velocidades.

O câmbio também merece destaque. As oito marchas são trocadas sem trancos ou tropeços. Tudo é feito com precisão e conforto. A direção elétrica progressiva atua de forma precisa. A suspensão é mais firme, até pela vocação esportiva do modelo, mas mesmo assim trabalha bem, inclusive nas nossas vias esburacadas e cheias de defeitos.

Máxima tecnologia

O painel de instrumentos é digital.

Se tem uma coisa que o novo 330i M Sport tem é tecnologia embarcada. Ele é, de longe, o mais completo da categoria, ficando muito longe dos principais concorrentes. A lista é grande tanto entre os itens de segurança, quanto nos de comodidade. 

Para um veículo desse porte — e preço — alguns equipamentos são considerados básicos. O alemão vem com ar-condicionado digital de três zonas (com saída para a traseira), painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, a da central multimídia tem 12,3 polegadas, sistema de som da harman/kardon com hi-fi e iluminação interna configurável. 

O porta-malas tem abertura elétrica.

A chave presencial é um caso à parte. É possível configurá-la para, ao chegar três metros do carro, ele acender os faróis para mostrar onde está. Se aproximando 1,5 metros, as portas destravam (é possível configurar para abrir todas ou apenas a do motorista). Ao se afastar dois metros do veículo, ele tranca automaticamente. Isso tudo sem precisar encostar na chave. 

O 330i ainda tem abertura do porta-malas por meio de sensor, basta passar o pé embaixo do para-choque para abrir ou fechar a tampa. Os faróis são à laser, que iluminam muito mais (cerca de 10 vezes mais que luzes comuns) e as lanternas são em LED. Ele vem também com monitoramento de pressão dos pneus e head-up display.

Conversa nada fiada

Visual da cabine é moderno.

Nenhum equipamento no 330i chama tanto a atenção quanto o Assistente Pessoal Inteligente (IPA, na sigla em inglês). Com ele é possível “conversar” com o veículo. Entre outros, o motorista pode ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos, programá-los de acordo com as suas preferências, como por exemplo, mudar a temperatura do ar-condicionado ou a estação de rádio.

Ele funciona de maneira simples, basta falar “Olá, BMW”, que o sistema ativa e pergunta o que você quer. Uma coisa — ainda mais legal –, é que é possível configurá-la para outra forma de ativação, trocando para outra frase simples, ao gosto do motorista. 

Segurança ativa 

O sedã tem sistema de câmeras 360º.

Outro ponto forte do Série 3 é a segurança embarcada. Ele vem com seis airbags, controles de tração e estabilidade, pneus run flat, freios a disco na quatro rodas, luz de circulação diurna em LED, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, cintos de segurança M Sport (que se ajustam automaticamente) e o pacote de condução semi-autônoma. 

Nisso o sedã se destaca ainda mais. O Driving Assistant Professional informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal. 

As rodas colaboram para o visual esportivo.

Ele ainda agrega assistente de estacionamento, que permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança. Câmera 360º, que exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. 

Outro recurso interessante é o Reversing Assistant, sem muita utilidade prática, ele é bem legal para mostrar para os outros toda a capacidade do alemão. A função do assistente é registrar os últimos 50 metros percorridos pelo veículo. Assim, é possível refazê-los em marcha ré de forma automática. 

A opinião do Diário Motor

O preço é salgando, mas o sedã é bem completo.

Primeiro, vamos responder a pergunta do início do texto. O 330i M Sport é caro? Claro que é, todo carro no Brasil custa muito mais do que realmente vale. No entanto, o sedã alemão justifica muito bem o investimento necessário para poder levá-lo para casa. Poderia ser mais barato, sim, poderia, mas em um “mundo real”, não seria muito longe dos R$ 270 mil. 

O carro impressiona em todos os quesitos. Mesmo no breve momento pelo qual tivemos contato com o Série 3, foi possível verificar que é um veículo acima da média. Do motor aos itens de série, passando pelo acabamento e pelo visual agressivo. 

O alemão vai muito bem. Se você estiver pensando em comprar um carro nessa faixa de preço, o 330i é uma bela possibilidade. Vale a compra! Nota 9,5.

Ficha Técnica

BMW 330i M Sport.

Motor: 2.0 turbo

Potência máxima: 258cv 

Torque máximo: 40,8kgfm 

Transmissão: automática de 8 velocidades

Direção: elétrica

Suspensão: independente nas quatro rodas

Freios: a disco nas quatro rodas

Porta-malas: 480 litros 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.435 x 1.827 x 4.709 x 2.851mm 

Preço: R$ 269.990

 

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