Diário Motor

Porsche apresenta nova geração do ícone 911: esportivo chega às lojas em maio

Preço do sonho de consumo varia dos R$679 aos R$769 mil

acessibilidade:
Porsche 911 oitava geração. Fotos: Porsche/Divulgação

Apresentado ao mundo em novembro no Salão do Automóvel de Los Angeles, Estados Unidos, o novo Porsche 911 acaba de ser lançado no Brasil. Apenas seis meses separam o lançamento mundial da oitava geração do icônico esportivo da chegada das primeiras unidades por aqui, previstas para maio.

O primeiro lote será apenas de coupés, nas versões Carrera S ou 4S. O conversível, baseado nas mesmas configurações, está previsto para desembarcar por aqui no segundo semestre. Todos contam com o novíssimo motor boxster de seis cilindros em linha de 450 cavalos e câmbio automatizado de dupla embreagem e oito velocidades.

O esportivo tem motor traseiro e cabine do tipo 2+2 lugares.

Como de costume da marca, apenas a versões Carrera S foram apresentadas, mesmo a nível mundial. Com o passar do tempo, a Porsche lançará tanto os modelos de entrada, quanto os topo de linha e as versões especiais. Por enquanto, é possível adquirir o mítico esportivo a partir de R$ 679 mil (Carrera S), até R$ 769 mil (Carrera 4S Conversível).

Clássico renovado

Os faróis do tipo bolha são um dos mais clássicos da indústria.

Uma das místicas do 911, é a padronização do desenho. Desde a sua criação, em 1963, ele mantém o mesmo estilo. Com o passar dos anos, e das gerações, o visual evoluiu, mas a aparência clássica sempre foi mantida. Da primeira a oitava, é possível ver que se trata de um 911 de longe.

Para a nova geração, chamada de 992, a carroceria e as caixas de rodas estão mais largas, assim como todo o carro (44mm na traseira e 42mm na dianteira). O desenho do novo 911 conta com muita inspiração nas gerações anteriores.

Grafia da geração 993 e filete luminoso como nos irmãos.

O capô e a bolha dos faróis — que são de LED — relembram a segunda geração. Na traseira, a grafia do nome da Porsche remete aos modelos da 993. Entre as novidades, maçanetas elétricas e que ficam “escondidas” nas portas, rodas com medidas mistas, novas entradas de ar e o defletor que interliga as lanternas, alinhando ao resto da família.

O interior não seguiu o mesmo conceito da carroceria e evoluiu e foi muito modificado ao longo dos anos. O atual, remete às linhas da primeira geração, mais retilíneas. O conta-giros continua central — uma característica típica da Porsche —, mas agora é ladeado por dois pequenos displays, que fornecem informações para o condutor.

 

As linhas retas na cabine remetem a primeira geração.

A tela da central multimídia passa a ter 10,9 polegadas. Abaixo dela, há uma sequência de interruptores, com cinco botões que dão acesso a diversas funções do veículo. Além disso, todo o interior foi redesenhado, do console central aos bancos. O acabamento, como é de se esperar, é impecável, com materiais de extrema qualidade.

Segurança para andar

Todas as informações do carro podem ser consultadas nas telas do painel de instrumentos.

O novo 911 inaugura um sistema criado pela Porsche, chamado modo Wet. Ele detecta água na pista e, a partir disso, pré-condiciona os sistemas de controle para essa condição e alerta o motorista, que pode regular o veículo para otimizar a segurança embarcada.

Ele ainda conta com assistência de frenagem e alerta de colisão, que trabalham juntos. Ao detectar uma possível colisão, o esportivo freia automaticamente, se for necessário. Outra novidade, é o Night Vision Assist (assistente de visão noturna), uma câmera de imagens térmicas auxilia a condução em locais de baixa luminosidade.

Sistemas de segurança para otimizar a condução.

Isso sem falar em itens como piloto automático adaptativo, função stop-and-go, proteção reversível dos ocupantes e assistência autônoma de emergência. Ele ainda vem com ar-condicionado digital dual zone e cinco modos de condução.

Ainda mais forte

O spoiler é automático, funciona de acordo com a velocidade do veículo.

Por enquanto, apenas as versões S foram apresentas. O conjunto mecânico conta com duas novidades: o motor boxster de seis cilindros em linha na horizontal, que agora gera 450 cavalos, 30 a mais que a geração anterior e o câmbio automatizado de dupla embreagem de oito velocidades.

Com isso, o esportivo é capaz de ir do zero aos 100km/h em menos de quatro segundos. A S faz em 3,7, enquanto a 4S precisa de apenas 3,6 segundos. Equipado com o pacote Sport Chrono (que é de série no Brasil), ele fica 0,2 segundos mais rápido. Apenas mais uma mostra da mística do 911.

Reportar Erro