Elegância tecnológica

Peugeot 3008 Griffe Pack surpreende pelo bom nível de equipamentos

Entre outros, o SUV médio conta com piloto automático adaptativo e massageador

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Peugeot 3008 Griffe Pack. Fotos: Geison Guedes/Diário Motor

Testamos a versão topo de linha do Peugeot 3008, a Griffe Pack. O SUV médio francês conta com boa lista de equipamentos, motorização turbo e visual agressivo, sem falar no espaço generoso, característico da categoria. O modelo sai por R$ 157.990. 

É impossível falar do 3008 e não comentar sobre o visual. O modelo inaugurou a nova identidade da marca, já presente nos irmãos maior (5008) e menor (2008). O desenho da carroceria do utilitário é bem moderno, com linhas retas e angulares. O capô, para-choque, grade e faróis conversam muito bem e elevam o visual do modelo.

O visual da traseira também é diferenciado.

As lanternas em LED, as laterais com vincos acentuados, as rodas diamantadas de 19 polegadas, apliques de plástico em preto fosco e detalhes cromados espalhados pela carroceria completam o desenho diferenciado. 

Mesmo com quase dois anos do lançamento da geração, ele ainda chama, e muito, a atenção na rua. Donos de outros SUVs, principalmente de modelos menores, não conseguiam não dar uma segunda, até terceira, olhada no francês. 

A cabine segue a elegância da carroceria.

O visual moderno e requintado da carroceria é visto no interior também. O estilo cockpit faz com que todos os comandos sejam voltados para o motorista, inclusive a tela da central multimídia. O grande teto panorâmico dá um charme a mais ao SUV e ainda é possível abrir metade dele.

O acabamento é primoroso e conta com materiais superiores como couro, cromado, plásticos soft touch e tecido. A questão que fica é quanto tempo esse tecido durará, principalmente o que fica na porta, em uma área de permanente contato. 

Os botões parecem teclas de pianos.

Um detalhe consegue chamar ainda mais atenção no interior do 3008, o volante, um dos mais diferenciados do mercado atualmente. As duas bases da peça são achatadas, puxando para o lado esportivo do modelo e que garante uma melhor condução.

Força na medida certa

Estilo esportivo marcante.

O 3008, assim como todos os modelos da Peugeot, conta com motor 1.6 turbo. O THP gera 166 cavalos e 24,5kgfm de torque, aliado a câmbio automático de seis velocidades, direção elétrica, suspensão independente na dianteira e barra estabilizadora na traseira e freios a disco nas quatro rodas. 

Por ser turbinado, o utilitário responde muito bem. Qualquer toque no acelerador faz o SUV disparar pelo asfalto. Assim, toda manobra é feita com facilidade. Ultrapassagens, saídas e retomadas de velocidade são feitas de forma tranquila, sem o menor esforço. A sensação é de estar conduzindo um hatch e não um veículo alto como o utilitário. 

O porta-malas tem bom espaço: 520 litros.

Para quem gosta de uma pegada ainda mais esportiva, tem duas opções. Pode utilizar as borboletas do volante para poder realizar as trocas de marcha da forma que achar melhor, ou colocar o câmbio no modo Sport, que deixa a condução ainda mais arisca. 

O consumo do francês foi bem, principalmente pelo tamanho do utilitário. Durante o teste, ele marcou 9,8km/l na cidade. Isso, rodando em Brasília, que conta com vias mais planas. 

Auxiliares de condução 

Volante de base dupla achatada otimiza a condução.

Além do visual diferenciado e do conjunto mecânico competente, o 3008 se destaca pelos auxiliares de condução. O SUV conta com alerta de colisão, auxiliar de frenagem de emergência, sensor de ponto cego, detector de fadiga, leitor de sinalização de velocidade, correção e alerta de permanência em faixa e piloto automático adaptativo.

Os equipamentos são uma mão na roda, principalmente no trânsito pesado do dia a dia. O piloto automático adaptativo funciona como qualquer outro do mercado, acelerando e freando quando necessário. 

Saída de ar para o banco traseiro.

O sensor de ponto cego ajuda a avisar se existe alguma coisa na lateral do veículo ao mudar de faixa. O leitor de sinalização ajuda muito o motorista, principalmente em locais como Brasília, onde a cada hora a via está em uma velocidade diferente. Ele faz a leitura da última placa e sinaliza no painel do veículo. 

O leitor de faixas auxilia a manter o utilitário na via correta, além de funcionar como um alerta de sonolência. Se o motorista começar a invadir a faixa do lado sem dar a seta, o volante vibra. O auxiliar ainda ajuda a realizar curvas com menos esforço. Se for uma modificação leve, ele até consegue fazer a manobra sozinho. 

Comodidade a bordo

Espaço interno de acordo com o perfil da categoria.

O SUV francês é um dos modelos mais bem equipados da categoria. Além dos auxiliares de condução, na parte da segurança ele conta com sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré com visão 180º, seis airbags, controle de tração e estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem, Isofix, auxiliar de partida em rampa e conjunto óptico em LED.

Na parte da comodidade, ele tem painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, teto solar panorâmico com abertura elétrica, central multimídia com tela de oito polegadas, conexão bluetooth e com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay. 

O francês ainda conta com ar-condicionado digital, dual zone e com saída para trás, partida e abertura das portas sem chave, porta-luvas e porta-objetos no console central refrigerados, luz ambiente interna e bancos dianteiros com ajustes elétricos e — o mais legal — massageador. 

A opinião do Diário Motor

O 3008 é uma boa pedida para quem procura um SUV médio.

O Peugeot 3008 é, atualmente, uma das melhores opções para quem procura um SUV médio. O francês conta com um bom conjunto mecânico que, por ser turbinado, alia baixo consumo de combustível — para a categoria — com pegada mais esportiva. O visual é um dos mais legais também, que esbanja modernidade e elegância. 

A lista de equipamentos é o ponto alto, principalmente por causa dos auxiliares de condução. Isso sem falar no painel de instrumentos digital e os bancos dianteiros com massageador. O preço, pelo padrão Brasil, corresponde bem a média da categoria, gerando um bom custo benefício. Vale a compra! Nota 9.

Ficha Técnica

Peugeot 3008 Griffe Pack.

Motor: 1.6 turbo

Potência máxima: 166cv 

Torque máximo: 24,5kgfm 

Transmissão: automática de 6 velocidades

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e barra estabilizadora na traseira

Freios: a disco nas quatro rodas

Porta-malas: 520 litros 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.625 x 1.906 x 4.447 x 2.675mm 

Preço: R$ 157.990

Peugeot 3008 Griffe Pack. Fotos: Geison Guedes/Diário Motor
Peugeot 3008 Griffe Pack.
Peugeot 3008 Griffe Pack.
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