Futuro próximo

Parceria entre rivais: Mercedes-Benz e BMW fecham acordo para veículos autônomos

As duas montadoras irão produzir, em conjunto, tecnologias de assistência ao motorista

acessibilidade:
BMW e Daimler fecham acordo para veículos autônomos. Foto: BMW/Divulgação.

O BMW Group e a Daimler AG (Mercedes-Benz), assinaram um acordo de longo prazo para o desenvolvimento de novas tecnologias de condução autônoma e sistemas de assistência ao motorista. A ideia das duas alemãs é disponibilizar essas tecnologias a partir de 2024.

Além disso, a parceria poderá, futuramente, se estender para a implantação de tecnologias autônomas em áreas urbanas e centros das cidades, agregando ainda outros fabricantes de equipamentos (Original Equipment Manufacturer, ou OEM na sigla em inglês).

As duas empresas implantarão as tecnologias em seus respectivos veículos de forma independente. No total, a cooperação envolve mais de 1.200 especialistas em desenvolvimento, que atuarão muitas vezes em equipes mistas. 

As equipes estarão baseadas em diferentes localidades na Alemanha, incluindo o campus de Direção Autônoma do BMW Group na cidade de Unterschleissheim, próximo a Munique, o Centro de Tecnologia da Mercedes-Benz (MTC, na sigla em inglês), na cidade de Sindelfingen, próximo a Stuttgart e o Centro de Testes e Tecnologia da Daimler na cidade de Immendingen, na região de Friburgo, ao sul do país.   

Os esforços se concentrarão no desenvolvimento de uma arquitetura escalável para sistemas de assistência ao motorista, incluindo sensores, bem como um centro de dados conjunto para armazenamento, administração e processamento de dados e o desenvolvimento de funções e software.

 

Reportar Erro