Diário Motor

No dia do off-road, 4/4, a Jeep apresenta a nova geração do icônico Wrangler

Inicialmente, o utilitário chega em única versão, a Sahara

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Jeep Wrangler quarta geração chega ao Brasil. Fotos: Diário Motor/DM

Jeep apresenta nova geração do Wrangler, o clássico utilitário off-road chega renovado ao Brasil primeiramente na versão Sahara, com duas e quatro portas e preços a partir de R$ 259.990. A topo de linha Rubicon chega no segundo semestre ainda sem preço definido.

Entre as novidades, motor 2.0 turbo de 270 cavalos, câmbio automático de oito velocidades, conjunto óptico de LED, central multimídia com tela de 8,4 polegadas e sistema de tração Selec-Trac com uma caixa de transferência de duas velocidades com tração integral permanente e uma relação reduzida de 2,72;1.

Estilo clássico permanece praticamente inalterado.

Criado em 1987 para substituir o famoso Willys, o Wrangler mantém até os dias de hoje o estilo tradicional que fez a Jeep ser a montadora que é. Da grade de sete aberturas aos faróis redondos, passando pelo porte robusto, pneu na traseira e capota e portas removíveis, tudo lembra os modelos clássicos da marca.

Lógico que, a nova geração, tem um quê de modernidade digno de um veículo do século 21, mas sempre respeitando a identidade 4×4 histórica marca. A quarta geração conta, por exemplo, com sensores de estacionamento, câmera de ré, ar-condicionado digital e dual zone, abertura das portas e partida sem a chave. Sem falar no acabamento impecável, com bastante couro e plásticos de toque macio.

Força para todos os terrenos

São 760mm de capacidade de submersão. Foto: Jeep/Divulgação

O Wrangler entrou na onda do downsize — onde os motores são menores, mas mantém, ou aumenta, a potência. A nova geração conta com um inédito propulsor 2.0 turbo de incríveis 270 cavalos e 40,8kgfm de torque (são quatro quilos a mais de força do quê o propulsor V6, mas 14 cavalos a menos), só que trabalha em rotações mais baixas, otimizado a dirigibilidade.

Outras novidades são a inclusão do sistema start/stop, que conta com corte da injeção de gasolina, transmissão automática de oito velocidades com gerenciamento das trocas de marchas, carregamento inteligente da bateria e frenagem regenerativa, tudo visando a redução do gasto de combustível. E direção elétro-hidráulica, que melhora a condução.

Os eixos trabalham de forma perfeita ao superar obstáculos.

Não há muito o que falar da capacidade off-road do Wrangler, que é simplesmente lendária. E, junto com o Land Rover Defender, é um dos melhores da história automotiva neste quesito. Ainda assim, os números sempre impressionam. Ele conta com 44° de entrada, 37° de saída e 27,8° de inclinação em rampa, distância livre do solo de 277mm e capacidade de submersão de 760mm, utilizando os pneus originais de 33 polegadas.

Ele ainda é capaz de rebocar 1.587kg e conta com placas de proteção sob a carroceria e ganchos de reboque dianteiros e traseiros. Sem falar nos para-choques robustos, prontos para enfrentar qualquer parada. Além disso, ele conta com um novíssimo sistema de tração.

A Rubicon conta com inéditos sistemas de tração.

Agora, o Wrangler vem com uma caixa de transferência de duas velocidades com tração integral permanente e uma relação reduzida de 2,72;1, chamada de Selec-Trac. De acordo com a Jeep, essa nova caixa de transferência é intuitiva e permite que o condutor a configure e esqueça, deixando todo o trabalho de distribuição de força para o veículo.

Com isso, são quatro tipos de tração: 4×2, 4×4 Auto (que funciona como um sistema integral, podendo, inclusive, ser utilizada em alta velocidade no asfalto), 4×4 Part Time (o clássico sistema com bloqueio de diferencial) e a 4L (a famosa reduzida, que praticamente transforma o utilitário em um trator).

Pneus de perfil alto para aguentar muita lama.

A Rubicon, que chega no segundo semestre, ainda conta o, também novíssimo, sistema Rock-Trac 4×4 com eixos Dana 44 e relação de reduzida de 4:1. Fazem parte do conjunto, diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok, barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica, suspensão 5cm mais alta e pneus lameiros BF Goodrich de 33 polegadas.

Mais tecnológicos

Interior moderno com sistema Uconnect. Foto: Jeep/Divulgação

Sobre a segurança, o Wrangler é tão completo quanto qualquer modelo da marca. Ele vem com com quatro airbags (frontais e laterais), controles de tração, estabilidade e oscilação da carroceria, assistentes de partida em rampa e de descida, monitoramento de pontos cegos e de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Na parte da comodidade, a central multimídia Uconnect tem funções de comunicação, entretenimento e navegação. Ele ainda conta com quatro portas USB e três USB-C, tomadas 12v e 110v. O painel de instrumentos conta com uma tela digital de sete polegadas e o ar-condicionado tem saída para os bancos traseiros.

O jipão aguenta qualquer parada.

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