Japonês eletrificado

Nissan começa as vendas do elétrico Leaf em cinco estados e em Brasília

O modelo vem acompanhado por um kit completo de carregamento

acessibilidade:
Nissan Leaf 2020. Fotos: Nissan/Divulgação
Nissan Leaf 2020. Fotos: Nissan/Divulgação

Oito meses após a apresentação ao público — realizada durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 –, a Nissan finalmente inicia as vendas do Leaf. O modelo 100% elétrico da japonesa chega ao país em versão única e mais caro do que foi anunciado inicialmente, por R$ 195 mil. Pelo menos, ele vem com kit de carregamento completo. 

Além do Brasil, a Nissan também inicia a comercialização do Leaf em outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Colômbia. Por aqui, ele será comercializado em concessionárias especiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília. 

O carregador vem junto com o veículo.

Para o mercado brasileiro, o Leaf vem com o kit de recarga, que conta com carregador residencial com a instalação inclusa, cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2 (o japonês tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).

Como um bom veículo elétrico, o Leaf é recheado de tecnologias inovadoras. O destaque fica para o e-Pedal. Com ele, o motorista pode utilizar apenas o acelerador para aumentar e diminuir a velocidade. Ao tirar o pé do pedal, o carro irá parar de forma gradual, eliminando a necessidade de pisar no freio em 90% das necessidades de direção. 

O interior é alinhado com dos veículos novos da marca.

Com taxa de desaceleração de até 0,2g, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, ajudando, assim, a diminuir o estresse durante a direção. 

Segundo a Nissan, estudos mostraram que o e-Pedal reduz consideravelmente o número de vezes que o motorista aciona os freios quando o trânsito está congestionado. No entanto, o pedal de freio convencional ainda deve ser usado em situações de frenagens mais bruscas.

O elétrico tem porte de um hatch médio.

Na parte da segurança, além do e-Pedal, o elétrico conta também com alerta e prevenção de mudança de faixa, assistente de frenagem de emergência, piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, câmera 360° com detector de movimento, alertas de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro e de atenção do motorista, controle de tração e estabilidade, seis airbags e Isofix.

Ele ainda vem com auxiliar de partida em rampa, luz de circulação diurna em LED, rodas de liga leve aro 17, bancos dianteiros com aquecimento, ar-condicionado digital, abertura das portas e partida do motor com chave presencial e central multimídia com tela de oito polegadas e conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay.

O motor gera 149 cavalos.

O conjunto mecânico, claro, é o destaque do Leaf. As baterias de íon-lítio de 40kWh entregam cerca de 149 cavalos de potência e 32,6kgfm de torque instantâneo. Segundo a Nissan, o motor elétrico disponibiliza o torque máximo em 0,1 segundos. A japonesa garante que o elétrico tem autonomia de 389 quilômetros no ciclo WLTP e 240 no ciclo americano.

No pós-venda, há um atendimento específico no SAC da Nissan e a assistência técnica também tem procedimentos diferenciados. O Leaf tem garantia de três anos sem limite de quilometragem. Já o conjunto de baterias tem garantia de oito anos ou 160 mil km.

Nissan Leaf 2020.

Reportar Erro