Entraves na retomada

Luiza Trajano defende equilíbrio entre leis trabalhistas e medidas para retomar empregos

Empresária elogia medidas do governo, mas vê falta de acesso crédito e atenção a pequenos negócios

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Luiz Trajano (esq.) durante a entrevista.

A presidente do Conselho de Administração da rede Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, alertou nesta quarta-feira (15) que o Brasil precisa equilibrar melhor leis trabalhistas e medidas para destravar o emprego. As declarações foram dadas pela empresária, em entrevista exclusiva na Rádio Bandeirantes.

Na avaliação de uma das maiores empresárias do Brasil, o governo de Jair Bolsonaro promoveu ações importantes para evitar demissões, a exemplo da permissão para a renegociação de salários, contratos e de jornada de trabalho. Mas Luiza Trajano vê a necessidade de também pensar mais no pequeno e médio empreendedor, além de melhorar o acesso ao crédito.

“O pequeno e médio é responsável por 85% do emprego no Brasil. O país em desenvolvimento vive de renda e crédito. A renda só vem através do emprego. Qualquer trava para o emprego não é uma coisa boa”, avaliou a empresária.

Trajano expôs que muitos empresários do setor varejista estão conseguindo segurar empregos e, no caso do Magazine Luiza, foi possível até contratar. Mas destaca que o problema é que a instabilidade do abre e fechado comércio em muitos municípios ainda causa muita insegurança.

Na entrevista exclusiva aos jornalistas Claudio Humberto, Thays Freitas e Pedro Campos, no Jornal Gente, a presidente do colegiado que administra a rede Magazine Luiza disse que as empresas que já vendiam pela internet conseguiram se manter com mais facilidade. E tratou como tendência pós-pandemia a migração para o comércio online, com impacto direto no papel das lojas físicas.

“Nós acreditamos que a loja física não vai acabar, mas o formato tem que mudar. Tem que ser um lugar onde a pessoa compra na internet e busca na loja física. Tem que ser um ponto de apoio, um pequeno centro de distribuição”, resumiu a empresária.

Antes da pandemia, as operações online respondiam por 50% das vendas da rede Magazine Luiza e as lojas físicas, pela outra metade, de acordo com a empresária. (Com informações da Rádio Bandeirantes)

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