Retorno triunfal

Land Rover (re)apresenta o Defender, o maior ícone da marca off-road

Aposentado em 2016, modelo ressurge totalmente renovado no Salão de Frankfurt e chega em 2020 no Brasil

acessibilidade:
Land Rover Defender. Fotos: Land Rover.

Em 2016, a Land Rover deu uma triste notícia, o Defender estava aposentado. Em janeiro daquele ano, a última unidade do icônico 4×4 saía da fábrica. Uma das maiores estrelas da marca off-road saiu de cena deixando um legado gigante e uma fila de fãs órfãos. Mas a “pausa na carreira” durou pouco. 

A montadora acaba de apresentar a mais nova versão do Defender, completamente renovado, durante o Salão do Automóvel Internacional de Frankfurt, na Alemanha. O jipão já está confirmado para o Brasil e deve chegar até o meio do próximo ano. 

O jipão inglês foi apresentado no Salão de Frankfurt.

Na Europa, o modelo foi apresentado em várias versões: S, SE, HSE, First Edition e, a top de linha, Defender X. Ele chega em dois tipos de carroceria, 110 e 90. E quatro de motor (diesel, gasolina e híbrido). Sim, o poderoso 4×4 também entra na onda da eletrificação. 

Segundo a marca britânica, o novo Defender mantém o respeito pelo original aliando tecnologias avançadas de tráfego em qualquer tipo de terreno e atualizando o significado de aventura, enquanto se mantém fiel ao espírito pioneiro.

Estilo moderno para andar na lama.

Os designers da Land Rover repensaram as conhecidas marcas registradas do 4×4, dando uma postura vertical ao modelo. A traseira com dobradiças laterais e a roda sobressalente montada do lado de fora, que torna o modelo  fácil de identificar, foram mantidas. 

O inconfundível desenho da carroceria foi mantido. Com uma dianteira minimalista e saliências na traseira. Assim, de acordo com a montadora, ele oferece excelentes ângulos de ataque, de passagem e de saída. Para poder atuar nos mais difíceis percursos off-road.

Alta capacidade off-road.

Por dentro, o Defender aponta o lado purista da categoria. Elementos estruturais, normalmente escondidos, ficam aparentes. Um grande diferencial do modelo é a posição da alavanca do câmbio, que é montada no painel. Assim, é possível acrescentar um assento extra dianteiro. 

Com isso, mesmo a versão menor, a 90, é capaz de levar até seis pessoas. A maior, a 110, pode acomodar até sete passageiros. Ele conta com diversas configurações de assentos, quatro, cinco, ou cinco + dois. Utilizando duas fileiras de bancos, o espaço no porta-malas é de impressionantes 1.075 litros. 

Entrando na onda

O jipão também adere ao estilo ecológico com motorização híbrida.

Assim como diversos modelos, o novo Defender também conta com um conjunto mecânico híbrido. Entre as opções de motores, duas a gasolina, a P300 (um 2.0 turbo de 300 cavalos) e o P400 PHEV (um 3.0 a gasolina e outro elétrico de 48V de 400 cavalos).

Ele ainda conta com duas opções a diesel, a D200 e a D240. Ambas são 2.0 biturbo, a diferença fica na potência. O primeiro gera 200 e o segundo 240 cavalos. Os dois tem 43,8kgfm de torque. Todos os modelos são equipados com a transmissão ZF automática de oito velocidades. 

Força não falta aos motores de 200 a 400 cavalos.

O Defender 2020 conta com uma nova arquitetura da Land Rover, a D7x. Ela foi produzida com uma construção monocoque de alumínio que, segundo a marca, é a mais resistente da história da montadora. Ela é três vezes mais rígida do que os modelos tradicionais de carroceria.

O jipão inglês também conta com opção com suspensão a ar. Ele apresenta o sistema Adaptive Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do veículo 500 vezes por segundo e fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade.

Ângulos de 38, 28 e 40 graus.

Equipado com a suspensão a ar, ele detecta as condições off-roads, otimizando a altura de suspensão automaticamente de acordo com o momento. O sistema de ar pode elevar a carroceria em até 145mm, quando necessário.

Como outros modelos da marca, ele conta com o sistema Terrain Response 2 configurável, novidade da linha. O motorista pode impedir o deslizamento entre eixos usando as opções Center Slip Limited e Center e Rear Slip Limited na tela touchscreen localizada no painel central. 

Quase um anfíbio, com capacidade de imersão de 900mm.

O sistema inteligente permite que motoristas experientes em off-road ajustem as configurações individuais para se adequarem perfeitamente às condições, enquanto motoristas inexperientes podem deixar que o sistema detecte a configuração mais adequada para o terreno, usando a função automática.

O novo Defender tem 291mm de distância do solo — 20mm mais alto do que qualquer modelo da Land Rover. O 110 tem ângulos de aproximação, partida e saída de 38, 28 e 40 graus, respectivamente. A capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900mm.

Revolucionário

O capô fica “invisível” com as tecnologias do modelo.

O novo Defender conta com a avançada tecnologia ClearSight Ground View (capô transparente), que ajuda o motorista a aproveitar a capacidade do jipe, mostrando na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas frontais. 

Os usuários também podem monitorar as condições do Defender a distância, através da tecnologia Land Rover’s Remote, que permite controlar temperatura ambiente no interior do carro, nível de combustível, localização e travar ou destravar as portas à distância.

Mesmo com muita tecnologia, o estilo clássico da marca também está presente.

Virá com head-up display, piloto automático adaptativo, alerta de colisão e de ponto cego e monitoramento de tráfego traseiro. Ele também conta com a tecnologia Sota, que permite atualizações remotas do veículo por meio da internet com downloads de dados. 

Ele também conta com um novo sistema de infotenimento, o Pivi Pro. O conjunto agrega novas telas com touchscreen mais intuitivos e de fácil utilização. Segundo a marca, o sistema exige menos inputs para executar tarefas frequentes.

Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender. Fotos: Land Rover.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.
Land Rover Defender.

Reportar Erro