Superesportivo eletrificado

Lamborghini apresenta o Sián, um “touro” superesportivo híbrido

O modelo, lançado no Salão de Frankfurt, é o primeiro eletrificado da marca italiana

acessibilidade:
Lamborghini Sián, primeiro híbrido da marca. Foto: Lamborghini/Divulgação.

A Lamborghini apresenta, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, o Sián, primeiro veículo híbrido da história da marca. O superesportivo conta com o famoso motor V12 em conjunto com um elétrico de 48v e 34 cavalos. 

O Sián não é apenas o primeiro híbrido da marca do touro, ele também inaugura um novo tipo de sistema eletrificado. Em vez de uma bateria de íon de lítio, o superesportivo utiliza um supercapacitor que armazena dez vezes mais energia, sendo três vezes mais potente e menor que uma bateria. 

Visual extremo como os outros modelos da marca.

Localizado na antepara entre o cockpit e o motor, ele garante uma distribuição de peso perfeita. O sistema elétrico pesa apenas 34kg. Portanto, oferece uma relação peso/potência de 1kg/cv. Segundo a marca, o fluxo de energia simétrico garante a mesma eficiência nos ciclos de carga e descarga, com uma solução híbrida mais leve e eficiente.

O poderoso propulsor V12 é o mais potente da história da Lamborghini. A usina de força gera nada menos que 785 cavalos. Com o aporte extra do motor elétrico, ele alcança impressionantes 819 cavalos. 

Interior moderno, mas como estilo clássico da montadora italiana.

Além da força extrema, o Sián utiliza materiais leves na sua composição. O que garante uma relação peso potência melhor que a do Aventador SVJ, versão mais insana do superesportivo. Com isso, a velocidade máxima do italiano é de 350km/h. 

O Sián também conta com um sistema de frenagem regenerativa. Por utilizar um supercapacitor, o sistema de armazenamento de energia do modelo é totalmente carregado toda vez que o veículo freia.

O modelo foi apresentado no Salão de Frankfurt.

A energia armazenada gera um aumento de potência disponível instantaneamente, permitindo que o motorista ganhe mais torque ao acelerar. 

De acordo com a montadora, o sistema também oferece aceleração instantânea em marchas baixas, com força de tração aprimorada fornecida pela combinação do motor V12 e o sistema híbrido.

Com isso, o Sián é o Lamborghini de maior aceleração de todos os tempos, atingindo 0 a 100km/h em menos de 2,8 segundos. 

Reportar Erro