Mudança radical

Hyundai reformula motor turbo e apresenta nova geração da família HB20

Os compactos sul-coreanos chegam a partir de outubro, com três opções de propulsores

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Novos Hyundai HB20. Fotos: Hyundai/Divulgação.

Comandatuba (BA) — Em 2016, a Hyundai resolveu entrar na onda dos pequenos motores turbinados e apresentou uma versão Turbo para o HB20 hatch e sedã. Há época, o propulsor de um litro sem injeção direta de combustível gerava apenas 105 cavalos, bem menos que o 1.6 aspirado. Com isso, o modelo não fez sucesso.

Agora, a sul-coreana resolveu apostar ainda mais nas caixas turbinadas, mas com um motor bem mais moderno. A marca acaba de apresentar a nova geração da família de compactos no Brasil e o novo propulsor turbo de 120 cavalos equipa muito mais versões. 

O sedã conta com opção de interior claro.

Como na geração anterior, são três configurações base, a hatch (HB20), a sedã (HB20S) e cross (HB20X). O design do compacto foi completamente atualizado, assim como a lista de equipamentos. Para a linha 2020, o HB20 parte de R$ 46.490 e vai até surreais R$ 81.290.

Além do novo motor, a marca atualizou as outras duas caixas e as manteve dentro da família. A 1.0 aspirada gera 80 cavalos e a 1.6 130. Os dois propulsores aspirados poderão ser equipados com transmissão manual ou automática. Já o turbinado, apenas com câmbio automático.  

Visual diferente

A carroceria foi toda remodelada.

A parte mais controversa do HB20 é o visual. Gosto é uma coisa bastante pessoal, mas volta e meia surgem algumas unanimidades, é o caso dos compactos. A Hyundai é conhecida por seus designs diferenciados e nos novos modelos não é diferente. 

A marca remodelou completamente a carroceria da família. A dianteira é a parte mais controversa. A grade frontal — que conta com três tipos diferentes — ficou muito diferente. A grande questão é que a peça deixa o carro “triste”, por parecer uma boca entristecida. 

O HB20S tem visual cupezado.

Os três modelos contam com visual frontal praticamente idêntico, mudando apenas o desenho interno da grade. O sedã adota um estilo mais cupê, com a linha do teto caindo em direção a tampa do porta-malas, deixando o visual bem mais moderno. O X, como um bom aventureiro, tem proteção nas laterais e nas caixas de rodas, além de rack de teto. 

Por dentro, a cabine foi completamente remodelada. Bancos, painéis, portas, todos contam com novo desenho. Além disso, a Hyundai adere a onda das telas flutuantes e, assim como diversos concorrentes, o display da central multimídia fica acima do painel e ele também conta com velocímetro digital. 

Novo turbinado

O motor turbo não equipa a versão aventureira.

Além do visual, a grande novidade é o motor turbo. Ao contrário do anterior, ele conta com injeção direta de combustível. Com isso, ficou mais potente. A nova caixa gera 120 cavalos e 17,5kgfm de torque, tanto na gasolina, quanto no etanol. 

Os outros motores, o 1.0 e o 1.6, foram recalibrados e estão mais potentes, com 80 e 130 cavalos, respectivamente. A transmissão é manual de cinco nos 1.0 e, manual de seis nos 1.6 e automático, também de seis velocidades, nos 1.0 turbo e nos 1.6.

Versões que não acabam

Novo Hyundai HB20X.

Para a nova geração do HB20, a Hyundai apresentou nada menos que 22 versões. São três tipos de carroceria, três motores, três câmbios, muitos equipamentos e alguns poréns. 

O primeiro deles é que apenas as versões mais caras contam com quatro airbags, as demais vem apenas com os dois obrigatórios por lei. Outro detalhe é o controle de tração e estabilidade, disponível somente a partir da Evolution 1.0 no sedã e no hatch, mas de série no aventureiro.

Velocímetro digital, mas só em algumas versões.

Pelo lado positivo, ele conta com itens inéditos para o segmento, mas apenas nas versões topo de linha. Entre os equipamentos de segurança, o HB20 vem com frenagem autônoma, que reconhece uma eminente colisão e ativa os freios automaticamente e alerta de mudança de faixa. 

A versão de entrada, a Sense 1.0, vem com direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos e som com conexão bluetooth e comandos no volante. A próxima, a Vision 1.0, acrescenta retrovisor e vidros traseiros elétricos, chave canivete e central multimídia com duas portas USB. 

O ar-condicionado é digital mas não é automático

A topo da 1.0, a Evolution, ganha sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos e ar-condicionado digital e ajuste de altura e profundidade para o volante. 

A primeira opção com motor 1.6, a Vision, conta com todos os equipamentos da corresponde 1.0. Com câmbio automático, ela ganha controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático e limitador de velocidade. 

A central multimídia não vem na versão de entrada.

Com motor turbo, a primeira versão é a Evolution, que vem com todos os itens da 1.0, acrescidos de faróis de neblina e rodas de liga leve diamantadas. A intermediária turbinada ganha airbags laterais, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, chave inteligente, start/stop, borboletas no volante e retrovisores rebatíveis. 

A topo de linha, a Diamond Plus, acrescenta sistema de alerta e frenagem autônoma, monitoramento de pressão dos pneus, bancos em couro e alerta de mudança de faixa. 

O câmbio automático é de seis velocidades.

Com isso, os preços do hatch ficaram assim: Sense 1.0 (R$ 46.490), Vision 1.0 (R$ 50.490), Evolution 1.0 (R$ 53.790), Vision 1.6 MT (R$ 57.990), Vision 1.6 AT (R$ 62.790), Evolution 1.0 TGDI (R$ 67.190), Diamond 1.0 TGDI (R$ 73.590) e Diamond Plus 1.0 TGDI (R$ 77.990).

As versões do sedã acompanham a lista de equipamentos do hatch, com algumas diferenças. Ele parte da Vision 1.0 (R$ 55.390). A Evolution (R$ 58.390), ganha faróis de neblina em relação ao hatch. A Vision 1.6 MT (R$ 62.590) já tem controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. 

O interior tem possibilidade de ser em marrom.

A Vision 1.6 AT (R$ 67.390), Evolution 1.0 TGDI (R$ 71.790), a Diamond (R$ 76.890) e a Diamond Plus (R$ 81.290) são idênticas as do hatch. 

A aventureira, a X, utiliza apenas o motor 1.6 com uma opção manual e outras quatro automáticas. A de entrada, a Vision (R$ 62.990), conta com controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, mais todos os equipamentos do hatch e do sedã. 

Novo Hyundai HB20.

Assim como o sedã, as outras versões do aventureiro são idênticas — no quesito equipamentos — com o hatch. Dessa forma, os preços da X ficaram assim: Evolution (R$ 69.890), Diamond (R$ 75.190) e Diamond Plus (R$ 79.590).

Novo Hyundai HB20X.
Novo Hyundai HB20X.
Novo Hyundai HB20X.
3º -- Hyundai HB20 -- 101.590 unidades
Anfavea consegue desburocratizar a importação de cinto de segurança e airbags. Foto: Hyundai/Divulgação.
Novo Hyundai HB20S.
Novo Hyundai HB20S.
Novo Hyundai HB20S.
Família HB20 e Creta podem ser adquiridos de maneira remota. Foto: Hyundai.
28º → Hyundai HB20S → 23.984 unidades
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novo Hyundai HB20.
Novos Hyundai HB20
Novos Hyundai HB20. Fotos: Hyundai/Divulgação.

Viagem a convite da Hyundai do Brasil

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