Cachacinha quarentão

Há exatos 40 anos, o Fiat 147 100% movido a etanol chegava às ruas brasileiras

O compacto foi o primeiro veículo produzido em série a utilizar este tipo de combustível

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Fiat 147 movido a etanol. Fotos: Fiat/Divulgação

No dia 05 de julho de 1979, a Fiat marcou a história da indústria automotiva brasileira com o lançamento do 147 movido a etanol. O modelo foi o primeiro veículo do mundo produzido em série com este tipo de combustível.

Apelidado de “Cachacinha”, por causa do odor característico exalado pelo escapamento, o Fiat 147 a etanol simbolizou um marco importante para a engenharia automotiva brasileira. A partir daquela data, o país engatou uma marcha na direção do desenvolvimento de tecnologias em prol de veículos mais eficientes e menos poluentes. 

O 147 foi o primeiro modelo movido a etanol feito em série.

As pesquisas e desenvolvimento do motor movido a etanol começaram em 1976, mesmo ano que o 147 a gasolina foi lançado no Brasil, o primeiro veículo da montadora fabricado no Brasil. No auge do Proálcool — programa nacional de governo para combater a crise do petróleo.      

Em 1978, a Fiat desenvolveu o motor 1.3 de 62 cavalos e 11,5kgfm de torque que, durante os testes, acabou se mostrando mais adequado para o uso do etanol que o propulsor a gasolina de mil cilindradas, até então utilizado no 147. 

O modelo a etanol surgiu três anos após o lançamento do a gasolina.

A partir de então, a Fiat iniciou testes do modelo. Em um primeiro momento, a montadora cedeu três 147 a etanol para o então DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) para serem utilizados no policiamento da Ponte Rio-Niterói. 

O principal teste ocorreu em setembro de 1978. A Fiat rodou 6.800 quilômetros em 12 dias pelo país, com uma média percorrida superior a 500km diários, com quase metade do total percorridos por vias de terra. A avaliação foi primordial para a criação em definitivo do motor movido a etanol.

Fiat 147 movido a etanol.

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