Balanço

Semana do empreendedor atende 104 mil em 25 estados brasileiros

acessibilidade:

 

Agência SebraeA 5ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada pelo Sebrae de 1º a 6 de julho, superou em mais de 100% as metas de capacitações estabelecidas pela instituição. O balanço realizado em 24 estados brasileiros mais o Distrito Federal registrou a capacitação de 19.815 empreendedores nos seis dias do evento. A expectativa era chegar a 9.716 pessoas. Já os atendimentos superaram em 13% os 97.584 esperados, totalizando 104.425.

Todos os capacitados passaram pelas Oficinas Sebrae para o Empreendedor Individual (SEI), que incluem soluções como SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Vender, SEI Planejar, SEI Comprar e SEI Empreender. ?Para se ter sucesso é preciso investir da porta para dentro da empresa. Não adianta fazer a melhor coxinha do mundo ou ser a melhor manicure, se o empreendedor não souber lidar com o fluxo de caixa ou a quantidade de estoque, por exemplo. Capacitação e gestão empresarial são fundamentais para se destacar no mercado competitivo?, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

A quinta edição da Semana do MEI aconteceu em mais de 250 pontos de atendimento espalhados pelo país. Os estados de Sergipe e Amapá adiaram as ações para agosto diante das manifestações públicas previstas em Aracaju e Macapá na primeira semana de julho. Essa foi a terceira vez que as soluções SEI foram apresentadas aos microempreendedores individuais, oferecendo a eles oportunidades de ampliar seus conhecimentos técnicos, especialmente na área de gestão.

O Sebrae deu continuidade às ações por meio de mensagens de telefone celular (SMS), enviadas aos microempreendedores individuais cadastrados na base de dados do instituição (Siacweb). Foram encaminhadas mais de 200 mil mensagens com dicas essenciais para regularização e manutenção do negócio, bem como a oferta de produtos Sebrae específicos para o MEI. Além dos parceiros tradicionais como bancos e instituições de crédito, o Sebrae contou com a presença na maioria dos estados da Vigilância Sanitária Local, INSS, Receita Federal do Brasil, Corpo de Bombeiros e prefeituras.

Desde o lançamento da figura jurídica do MEI, em 2009, o Sebrae realizou quatro edições da Semana do Microempreendedor Individual. No primeiro ano, o evento formalizou 46.593 empreendedores. Já em 2010, a Semana ficou concentrada nas cidades do interior do Brasil, o que resultou em uma formalização de 28.863 empreendedores.

Em 2011, grandes capitais do país receberam a iniciativa, que abordou não só a formalização, mas também a aplicação das oficinas SEI. No total, 47.430 pessoas saíram da informalidade. Em 2012, a quarta Semana do MEI aconteceu em todas as capitais do Brasil e legalizou 44.765 trabalhadores. Mais de cem oficinas SEI capacitaram mais de 16,2 mil empreendedores, sendo que o número de orientações técnicas foi de 88,7 mil. Até hoje, somente nas Semanas do Microempreendedor Individual foram formalizados mais de 170 mil profissionais.

Informações da Agência Sebrae.

 

Reportar Erro