Mulheres nos negócios

Sebrae recolhe inscrições de baianas empreendedoras com faturamento até R$ 3,6 milhões

acessibilidade:

Elisângela Machado - Agência SebraeFoi na cidade de Angical, Oeste baiano, no povoado de Creoulas, que nasceu a empreendedora Elisângela Machado de Souza, de 30 anos. Hoje, ela lembra satisfeita de tudo que aprendeu no período em que estava se preparando para seguir o caminho empresarial. Em busca de oportunidades de emprego e estudo, ela se mudou para a cidade de Barreiras.

Elisângela trabalhou como empregada doméstica, garçonete e em um lava-jato até conseguir uma oportunidade em uma vidraçaria da cidade, ramo que ela se identificou e criou raízes. Nessa empresa, ela colocou em prática o que aprendeu no curso de edificações. Com a experiência adquirida, resolveu montar o próprio negócio, tendo como sócio o esposo. Estudou os preços e o mercado no qual pretendia atuar para oferecer produtos diferenciados. Hoje, Elisângela é dona da Cristális Design em Vidros, empresa considerada a segunda maior vidraçaria da cidade.

Com o passar do tempo, Elisângela constatou a necessidade de ampliar a empresa, contratar mais colaboradores, melhorar o serviço oferecido e fechar novas parcerias. Para isso, buscou orientações do Sebrae, e passou a organizar os setores da loja, que atualmente conta com 18 funcionário. Cerca de 40% do quadro da Cristális Design em Vidros é formado por mulheres. ?Minha proposta é que, cada vez mais, a presença feminina aumente nesse mercado?.

A empreendedora é uma das inúmeras de Barreiras que se inscreveram no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

A premiação tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino e, desde 2004, vem revelando a trajetória profissional de empreendedoras de sucesso por meio de seus relatos, evidenciando a essência de cada negócio. Podem participar mulheres com mais de 18 anos e que comandam empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano. As inscrições estão abertas até 16 de agosto.

Informações da Agência Sebrae.

 

Reportar Erro