Competitividade

Sebrae realiza ações de estímulo ao pequeno empreendedor

Serviços da instituição contribuem com o crescimento econômico do país

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Edifício-sede do Sebrae. Foto: Jorge Adriano

Com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, assim como estimular a cultura empreendedora, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está presente em todo o território nacional. São mais de 700 pontos de atendimento, que beneficiam 98,5% (12 milhões) das empresas brasileiras, diretamente responsáveis por gerar novos postos de trabalho e contribuir para o crescimento econômico do país.

A instituição atua no atendimento presencial e digital aos empreendedores, preparando lideranças e orientando o cidadão brasileiro que pretende abrir seu próprio negócio. As soluções, muitas delas gratuitas, se destinam aos microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs), empresas de pequeno porte (EPPs), produtores rurais e potenciais empresários.

O Sebrae acredita que empresas preparadas geram mais oportunidades no ecossistema econômico do Brasil. O resultado do trabalho do Sebrae pode ser verificado na expansão do número de empreendimentos cadastrados no Simples Nacional, que passou de 2,4 milhões, em 2007, para 11,5 milhões em 2018. Um salto de 54% para 76,5% sobre o número total de empresas.

Muitos avanços na legislação também são fruto da atuação do Sebrae. Desde 1979, a instituição tem trabalhado junto a parlamentares na edificação de um cenário mais sólido para o desenvolvimento do pequeno negócio no País. A conquista do Simples, em 1996, a criação do Microempreendedor Individual, em 2008, e mais recentemente, a instituição do Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Refis), em abril passado, foram vitórias importantes no trabalho da instituição.

O Sebrae no DF

No Distrito Federal, as ações do Sebrae estão descentralizadas. Há Agências de Atendimento no SIA, Asa Sul, Asa Norte, Gama, Taguatinga, Sobradinho e Planaltina, que viabilizam, para os empreendedores locais, serviços de formalização, orientações, atendimentos, capacitações, além de consultorias segmentadas. “Aquele cidadão que tem uma ideia e deseja aprimorá-la, mas não encontra uma maneira de fazer isso descobre, no trabalho do Sebrae, as oportunidades e informações para amadurecer sua proposta”, afirma Rodrigo Sá, superintendente do Sebrae no DF.

Além de seus colaboradores, o Sebrae no DF dispõe do trabalho de agentes parceiros, integrados aos setores produtivos, às universidades e à administração pública, como é o caso dos órgãos do Governo de Brasília, que tem sido um grande parceiro da instituição.

As Salas do Empreendedor (SE), espaços disponibilizados nas Administrações Regionais, são exemplos do sucesso dessas parcerias. As instalações – 18 em todo o DF – asseguram apoio permanente aos empreendedores, na forma de acesso ao atendimento e às soluções do Sebrae no DF.

“Brasília é um terreno fértil para a abertura de novos negócios. Temos indústrias com grandes oportunidades, um comércio com destaque em seus serviços, além de uma renda per capita alta. O Sebrae no DF tem melhorado esse cenário ao promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo em todo o DF”, completa Rodrigo Sá.

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