Atividade econômica

Ritmo dos negócios recuou em maio

acessibilidade:

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, o ritmo dos negócios em todo o país recuou 0,5% em maio, já descontadas as influências sazonais, após ter se expandido 1,1% em abril. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (maio/12), houve crescimento de 2,3% da atividade econômica em maio de 2013. Assim, no acumulado do ano (janeiro a maio de 2013 frente ao mesmo período do ano passado), o crescimento da atividade econômica manteve o mesmo ritmo do acumulado até abril, ou seja, 2,5%.

O resultado da atividade econômica em maio/13 foi determinado pelo fraco desempenho da atividade do setor industrial, que recuou 2,2% frente ao mês de abril de 2013. Também pesou sobre a atividade econômica em maio/13 a queda de 1,6% na atividade do setor agropecuário, muito embora este acumule expressivo crescimento de 14,8% de janeiro a maio deste ano. Ainda ponto de vista da oferta agregada, o resultado da atividade econômica mais enfraquecida em maio/13 também decorreu da estagnação verificada no setor de serviços, após expansão de 0,7% observada em abril/13.

Pelo lado da demanda agregada, os investimentos (recuo de 3,4%) e as exportações de bens e serviços (queda de 2,1%) foram os segmentos que mais contribuíram para a queda da atividade econômica do país no mês de maio/13. Já, por outro lado, os gastos de consumo, tanto das famílias (alta de 0,8%) quanto do governo (crescimento de 0,6%) acabaram impedindo um recuo mais acentuado da atividade econômica em maio/13. Por fim, as importações de bens e serviços, recuando 7,5%, também atenuaram a queda de 0,5% da atividade econômica no quinto mês de 2013.

 

Fonte: Serasa Experian

Reportar Erro