Sem preconceito

Empresários negros são donos de 50% dos pequenos negócios

acessibilidade:

A presença dos negros no comando dos pequenos negócios é uma realidade em todos os setores da economia. Entre os anos de 2001 e 2011, a participação dos pretos e pardos no comando das empresas brasileiras teve um crescimento de 29%. Isso fez com que os afroempreendedores se tornassem donos de 49% dos pequenos negócios no país e com atuação nas mais diversas atividades, desde o plantio de alimentos até a construção civil.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o aumento da participação da população negra no empreendedorismo é mais uma forma de fortalecer as políticas de promoção de igualdade racial e prevenir o racismo institucional. ?Tanto o número de empreendimentos, quanto a população negra no país, cresceram muito nos últimos anos. As políticas de inclusão social que vêm sido desenvolvidas estão tirando das margens da sociedade pessoas que nunca tiveram oportunidades e isso está mudando a realidade do empresariado brasileiro?.

As principais atividades entre os empresários negros e brancos são praticamente as mesmas nos quatro setores da economia. ?Nos dois casos, notamos um elevado número de donos de pequenos negócios atuando no atendimento das necessidades básicas da população, como alimentação e vestuário?, afirma Luiz Barretto.

Quando falamos do Comércio, ambulantes e alimentação são os dois ofícios com o maior número de empreendedores. Já no setor Serviços, as duas raças atuam principalmente em bares e lanchonetes e salões de beleza. Já na Indústria e Construção, as principais ocupações são de construção e confecção de roupas.

Os setores Comércio e Agrícola são o que mais concentram empreendedores pretos e pardos, cada um com 23%. Seguidos pelo de Serviço com 21%, Construção, com 19%m e Indústria, 10%.

Entre os brancos, o Comércio também é o setor que mais tem donos de pequenos negócios. Do total, 26% estão nesse setor, seguidos pelo de Serviços, com 24%, Agrícola, com 18%, Construção, 12%, e Indústria, com 10%.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9300

(61) 2104-2770/2769/2766

(61) 3243-7851

Reportar Erro