Mais Lidas

Redesimples

Mutirão de Simplificação já regularizou 10.864 negócios

Sistema que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas facilita e faz sucesso

acessibilidade:

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES) permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas. O sistema de rede nacional agilizou os processos e os tornou mais eficientes e menos burocráticos.

Desde que começou a operar no Distrito Federal, em 2015, o tempo médio para abrir uma empresa caiu de 120 para cinco a dez dias. O sistema integrado funciona por meio do Sistema de Registro e Licenciamento de Empresas (RLE).

O Sebrae no DF tem promovido, desde o ano passado, o Mutirão da Simplificação que visa a divulgação do sistema, além da aproximação do empresário dos órgãos de registro de licenciamento. A ação, realizada em parceria com o Governo de Brasília, passa pelas Regiões Administrativas e realiza orientações individuais para empresas que querem colocar a documentação em dia.

A maioria se trata de pequenos negócios que exercem atividades de baixo risco e não dependem de vistorias prévias para o funcionamento, em casos assim, as licenças são concedidas diretamente no site, onde o empresário deve assinar as declarações de responsabilidade geradas pelo sistema. Os documentos devem ser impressos, assinados e carregados no sistema, que realizará a liberação automática das licenças dos órgãos como Corpo de Bombeiro do DF (CBMDF); Defesa do DF; Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e Polícia Civil do DF, entre outros.

Além dos atendimentos, os eventos também realizam capacitações em educação financeira, empreendedorismo e diversos temas que auxiliam o empresário a impulsionar os negócios. As palestras gratuitas acontecem juntamente com os atendimentos.

Cidades como Gama, Planaltina, Brazlândia, Samambaia e Ceilândia receberam a ação. Foram mais de 28 mil orientações e 314 eventos de capacitação. Ao todo, 10.864 empresas conseguiram se regularizar e 5.547 pessoas foram capacitadas. O próximo mutirão será realizado no Estacionamento da Feira Permanente de São Sebastião, nos dias 25 a 29 de setembro, das 8h às 18h.