Territórios da Cidadania

Livro conta casos de sucesso em regiões de baixo desenvolvimento humano

Empreendedores comemoram o programa que levou capacitação e melhoria do ambiente de negócios ao interior do país

acessibilidade:

Livro Sebrae

Histórias de empreendedores que mudaram de vida por meio do programa Sebrae nos Territórios da Cidadania são o foco do livro que foi lançado no 3º Encontro Nacional dos Agentes de Desenvolvimento (Enad) nesta quarta-feira (19), em Recife. A abertura teve a presença do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Pernambuco, Pio Guerra, e do secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Jair Aguiar Souto.

O programa atua em 1.635 municípios brasileiros de todas as regiões, organizados em 105 territórios marcados pelo baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e de dinamismo econômico, alta concentração de beneficiários do Programa Bolsa Família, agricultores familiares, assentados, populações tradicionais, quilombolas e indígenas. Nessas localidades, o Sebrae oferece desde orientação, assistência técnica e qualificação do empresário até o fomento de parcerias público-privadas, articulação com gestores públicos para a desburocratização e acesso às compras públicas.

?O livro Territórios da Cidadania ? Riquezas de Um Novo Brasil aborda as iniciativas relacionadas à inclusão produtiva, à dinamização da economia local com foco nos pequenos negócios e ao fortalecimento do capital humano e social. A publicação também mostra casos concretos de transformação de empresários atendidos?, afirma o presidente Luiz Barretto, comemorando o fato de a instituição ter contribuído para a formalização de 1,8 milhões de negócios nessas localidades desde 2008.

O Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento (Enad) será realizado nos dias 19 e 20 de novembro com a participação de mil profissionais que atuam nas prefeituras na articulação de ações públicas, locais ou comunitárias para o cumprimento das diretrizes previstas na Lei Geral das Micro e Pequena Empresa, promovendo o desenvolvimento local.  O propósito do evento é proporcionar a esses profissionais a troca de experiências e estimular novas ideias que possam ser implementadas nos municípios.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 3243-7851

(61) 3243-7852

(61) 2104-2768

(61) 2104-2770

imprensa@sebrae.com.br

Reportar Erro