Desenvolvimento sustentável

Guia do Candidato Empreendedor dá dicas de incentivo aos pequenos negócios

Documento do Sebrae reforça importância dos empreendedorismo na agenda das eleições

acessibilidade:

O Sebrae lançou ontem (28) o Guia do Candidato Empreendedor, com o objetivo apresentar alternativas aos candidatos das eleições municipais para investirem no desenvolvimento econômico sustentável e na geração de empregos, através do apoio ao empreendedorismo, e com isso, melhorar o ambiente de negócios nas cidades brasileiras, antes, durante e após as eleições.

O documento cita que os pequenos negócios são a força viva da economia do Brasil, representando 98% das
empresas do país, responsáveis por 54% dos empregos formais, 30% de toda a riqueza nacional e estão presentes em 100% dos municípios brasileiros.

“Apoiá-los, fortalecendo o empreendedorismo, é revelar os potenciais, as belezas e riquezas do país a partir dos municípios, gerar renda, emprego, prosperidade e ainda aumentar a arrecadação sem aumentar impostos”, diz um dos trechos do guia, com dez dicas para o candidato empreendedor.

No evento de lançamento, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, chamou atenção para a dimensão do impacto do Guia do Candidato Empreendedor, ao citar a capilaridade das instituições envolvidas, bem como o recorde de candidatos aos cargos de prefeitos e vereadores.

“O Guia do Candidato Empreendedor é mais uma ação do Sebrae pautada no incentivo ao empreendedorismo. Sou extremamente grato a todos que nos acompanharam nessa causa, a todo corpo funcional do Sebrae, que se debruçou nesse projeto. Tenho certeza de que vamos atingir nosso objetivo de mostrar aos nossos prefeitos e vereadores a importância do empreendedorismo para o crescimento econômico das cidades”, afirmou Melles.

Veja dicas para ser um candidato empreendedor:

Oportunidade

Ao apresentar o Guia do Candidato Empreendedor, o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick destacou a perspectiva de ter mais de cinco mil cidades com novos gestores, com os próximos quatro anos se tornando uma “página em branco” e ao mesmo tempo uma oportunidade de inovar.

“Sabemos que a melhor forma de prever o futuro é cria-lo. Foi aí que surgiu a ideia de propor esse documento. O trabalho se inicia agora com o lançamento do Guia, durante o período eleitoral, mas a nossa proposta traz um plano de trabalho para os quatro anos de mandato. Fizemos um trabalho meticuloso e qualificado. Queremos estabelecer um diálogo entre prefeitos e vereadores junto aos empreendedores. No pós-eleição, temos a intenção de visitar cada um dos municípios brasileiros para melhorar o ambiente de negócios”, disse Quick.

O Presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, senador Jorginho Mello (PL-SC), defendeu que o empreendedorismo é uma pauta suprapartidária e deve ter atenção de todos os políticos. E aproveitou a oportunidade para ressaltar a demanda dos micro e pequenos negócios por empréstimos durante a crise do novo coronavírus.

“Melhorando o ambiente de negócios, vamos melhorar a economia e superar essa fase de pandemia, que tanto afetou nosso desenvolvimento. Temos que conciliar, fazer esse papel de melhorar as condições para os empreendedores crescerem. Não tenho medo de dizer que o Pronampe é uma das melhores linhas de crédito dos últimos 30 anos. Nossa meta é emprestar mais de R$ 40 bilhões, porque sabemos que os pequenos negócios estão passando por um momento delicado. Os bancos precisam emprestar para quem precisa”, defendeu o senador.

Veja aqui todo o Guia do Candidato Empreendedor. (Com informações da Agência Sebrae)

Reportar Erro