Mirando alto

Congresso brasileiro de inovação da indústria visa aperfeiçoamento dos negócios

acessibilidade:

CongressoPromovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, o 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, que ocorre nesta terça-feira (3) em São Paulo (SP), recebeu os ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Eles anteciparam medidas que serão anunciadas em breve pelo governo federal.

Pela manhã, foi apresentado o projeto Inovação em cadeia de valor de grandes empresas ? 22 casos, que relata as experiências de algumas das maiores indústrias brasileiras ou com atuação no país. Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o objetivo é mostrar ?o que a inovação é capaz de fazer para tornar a empresa cada vez mais forte e mais competitiva?.

Os negócios de pequeno porte são importantes atores nesse processo, na opinião do presidente do Sebrae Luiz Barretto. ?O Brasil não terá inovação para valer se não incorporar as micros e pequenas empresas?, afirmou Barreto.

Depois de destacar os avanços dos últimos anos em melhoria no ambiente de incentivo à inovação, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, citou a edição desta terça-feira do Diário Oficial da União, na qual foi publicado o decreto da presidente Dilma Rousseff que permite o funcionamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ele informou ainda que o governo anunciará, em breve, um programa específico para a biotecnologia com o objetivo de organizar e potencializar a base científica e tecnológica instalada no país para atender às demandas de inovação das empresas.

Raupp disse também que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) reduzirá o prazo de resposta inicial às propostas de empréstimos enviadas pelas empresas. Segundo o titular da pasta de Ciência e Tecnologia, um outro avanço deve ocorrer no marco legal. O tema está em discussão no Congresso Nacional e a expectativa do governo é de que ?nos próximos meses tenhamos pronta uma nova proposta de regulação das atividades de ciência, tecnologia e inovação?.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse que ainda neste mês o governo anunciará a existência de 120 mil vagas dentro do programa Pronatec Brasil Maior, que oferece cursos de formação profissional para trabalhadores da indústria. ?O governo está inteiramente imbuído em colocar o tema da inovação em todos os programas do governo federal?, ressaltou o ministro.

De acordo com Pimentel, o Brasil conta atualmente com todos os requisitos para promover o aperfeiçoamento de seus negócios. ?Nunca houve um momento com tantas ferramentas e instrumentos em funcionamento em benefício da inovação. Isso tudo começou com o empenho do empresariado brasileiro em criar a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)?, lembrou.

Reportar Erro