Empreendedorismo

Brasil avança em ranking que avalia facilidade de fazer negócios em um país

Pela primeira vez em 16 anos, Brasil superou todos os países da América Latina neste aspecto

acessibilidade:
Por outro lado a pesquisa aponta que há piora na expectativa sobre o mercado de trabalho. Foto: Fernando Bizerra

O Brasil avançou do 125º ao 109º lugar no ranking do Banco Mundial que avalia a facilidade de fazer negócios em 190 países. Pela primeira vez em 16 anos, o Brasil fez seu maior número de reformas e superou todos os países da América Latina neste aspecto.

O relatório cita quatro reformas como essenciais para o resultado positivo brasileiro: introdução de certificados digitais para importação, aprimoramento do acesso ao crédito, criação de sistema online para facilitar abertura de empresas e adoção de sistema eletrônico para gestão do fornecimento de energia.

O diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser, avalia que as reformas foram importantes para a eliminação de obstáculos enfrentados por empreendedores. “O Brasil deixou claro o seu compromisso em melhorar o ambiente de negócios para as pequenas e médias empresas.”

Outros países da América Latina e Caribe avançaram no ranking, como Bahamas, El Salvador, Paraguai e Peru.

Apesar do bom resultado, o Brasil ainda está atrás de países da mesma região como México (54ª posição), Colômbia (65ª posição) e Costa Rica (67ª posição). (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro