Avião pioneiro

Embraer entrega primeira unidade do novíssimo jato executivo Praetor 600

Aeronave supermédia conta com produção no Brasil e nos Estados Unidos

acessibilidade:
Embraer Praetor 600. Fotos: Embraer/Divulgação

A Embraer fez a primeira entrega do novíssimo jato executivo supermédio Praetor 600. A cerimônia de entrega, feita para um cliente europeu, foi realizada na unidade de São José dos Campos (SP), onde o primeiro Praetor 600 saiu da linha de montagem, que também produz os Legacy 450 e 500.

O Praetor 600 também será produzido na unidade da Embraer em Melbourne, Flórida (EUA). Por lá, a empresa brasileira já fabricou mais de 360 aeronaves dos modelos Phenom e Legacy desde 2011.

O jato conta com cozinha própria.

O jato executivo de supermédio porte foi apresentado em outubro de 2018 durante a NBAA-BACE (Conferência e Exposição de Aviação Executiva da Associação Nacional de Aviação Empresarial dos Estados Unidos). O Praetor 600 foi certificado em abril de 2019, apenas seis meses após seu anúncio, se tornando o único jato da categoria a ser atestado desde 2014.

Segundo a Embraer, o Praetor 600 é uma aeronave pioneira, sendo a primeira com tecnologia Full Fly-by-Wire. O sistema reduz as turbulências, otimizando o voo e deixando a viagem mais eficiente e confortável para os passageiros. 

A cabina da aeronave tem capacidade para nove passageiros, nesta configuração.

O Praetor 600 conta com a maior capacidade de voo da categoria. Ele é capaz de voar entre Dubai e Londres, Paris e Nova York, São Paulo e Miami sem escalas. O alcance intercontinental do jato é de 4.018 milhas náuticas, ou seja, 7.441 quilômetros. Ele leva até nove passageiros, fora a tripulação. 

O design do interior inclui oito poltronas totalmente reclináveis que podem ser convertidas em quatro camas para descanso. A cabine ainda inclui uma cozinha na entrada, lavabo privativo traseiro com toalete a vácuo e uma área de bagagem dentro da cabine de passageiros.

Embraer Praetor 600. Fotos: Embraer/Divulgação
Embraer Praetor 600.
Embraer Praetor 600.
Embraer Praetor 600.
Embraer Praetor 600.
Embraer Praetor 600.
Embraer Praetor 600.
Embraer Praetor 600.
Embraer acusa Boeing de rescindir indevidamente o acordo de parceria. Foto: Embraer.

Reportar Erro