Boa notícia

Dados do Bank of America registram ‘forte recuperação’ da economia brasileira

Informações foram divulgadas pelo site americano de notícias econômicas Bloomberg

acessibilidade:

Embora as autoridades brasileiras ainda lutem para domar a disseminação do coronavírus, elas podem estar conseguindo revitalizar a economia, segundo noticiou o site norte-americano Bloomberg, citando dados internos do Bank of America.

Segundo o Bloomberg, esses dados indicam que houve uma forte recuperação na atividade econômica do Brasil no mês passado, de acordo com um relatório de pesquisa dos analistas Ana Madeira e David Beker enviado a clientes na segunda-feira.

“A recuperação foi tão significativa que o BofA diz que o crescimento medido pelo índice de atividade econômica do banco central, ou IBC-Br, pode ter retornado aos níveis anteriores à Covid conforme as medidas de isolamento social diminuem e os indicadores de mobilidade continuam a subir”, diz.

O Bloomberg informa que, apesar dos números da covid-19 no Brasil, “as perspectivas para sua economia são menos sombrias do que muitas de suas congêneres regionais, graças a políticas fiscais e monetárias agressivas e medidas de quarentena negligentes”.

Dada a recuperação, Maderia e Beker dizem que a contração econômica deste ano pode ser menos dolorosa. Os dados do BofA agora sugerem que o produto interno bruto do Brasil pode encolher -5,2%, contra sua previsão atual de -5,7%.

Os economistas alertam, no entanto, que a recuperação parece menos certa no longo prazo, à medida que os dólares de estímulo acabam.

“O provável aumento rápido do desemprego à frente e os desafios significativos no cumprimento das regras fiscais podem dificultar um crescimento sustentável no médio prazo, em nossa opinião”, escreveram Maderia e Beker.

Reportar Erro