Rombo bilionário

Americanas: Deputados querem garantir direitos de 40 mil trabalhadores

Varejista em recuperação judicial após anunciar rombo de R$ 20 bilhões em suas contas

acessibilidade:
A Americanas agoniza desde a descobertas.

O rombo contábil de R$ 20 bilhões anunciado pelas Lojas Americanas mobilizou deputados federais para garantir os direitos dos mais de 40 mil trabalhadores da empresa que pediu em recuperação judicial no último dia 19 de janeiro.

O deputado e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, Luiz Carlos Motta (PL-SP), já participou de reunião com dirigentes sindicais e representantes da empresa e prevê uma intensa negociação nos próximos dias. O parlamentar afirma que centrais sindicais estão unidas em defesa dos trabalhadores.

“Participou uma pessoa que é responsável pelas relações sindicais das Lojas Americanas e nos tranquilizou que, até o momento, não foi feita nenhuma demissão. Os salários estão sendo pagos em dia, também os recolhimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As pessoas que tinham férias previstas estão tirando e recebendo os seus direitos, o um terço. O que nos preocupa é daqui para a frente”, explicou o deputado.

CPI e sindicatos na recuperação judicial

Enquanto o deputado André Fufuca (PP-MA) reúne assinaturas para protocolar um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as Lojas Americanas, Motta disse que pretende apresentar projeto de lei para aperfeiçoar a participação dos sindicatos nos processos de recuperação judicial.

“Para que nestas recuperações judiciais e nas falências, a gente tenha uma maior participação dos sindicatos que representam os trabalhadores. Para que nestes momentos possamos garantir principalmente e primeiramente o direito dos trabalhadores”, justificou Luiz Carlos Motta.

O deputado afirmou ainda que vai acompanhar a investida de bancos credores contra os principais investidores das Lojas Americanas. E deve se reunir também com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para tratar da situação dos trabalhadores. (Com informações da Agência Câmara Notícias)

Reportar Erro