Primeiras impressões

Com bom custo benefício, novo Peugeot 2008 chega com a gama toda automática

Facelift de meio de vida do SUV francês “elimina” o câmbio manual e parte de R$ 69.990

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Peugeot 2008

São Paulo (SP) — Andamos em duas versões do novo Peugeot 2008, a Allure Pack e a topo Griffe THP, agora com motor turbo e câmbio automático. Essa é uma das principais novidades do facelift do utilitário compacto francês, que não conta mais com transmissão manual e acaba de chegar às lojas a partir de R$ 69.990. No entanto, a turbinada só estará disponível em outubro.

Com preço bastante agressivo e equipamentos de série, desde a versão de entrada, interessantes, o 2008 2020 chega como uma boa opção para quem quer um SUV compacto. A segunda configuração, a Allure Pack, sai por R$ 79.990, já a topo chegará por R$ 99.990.

A grade segue o padrão do 3008 e do 5008.

Visualmente falando, o utilitário chega renovado, principalmente na dianteira. Agora ela está alinhado com os irmãos maiores, ao adotar o estilo visual da marca. A grade frontal é semelhante com a do 3008 e do 5008, a diferença é que ela não é cromada, mas sim, em preto brilhante.

O para-choque também conta com novo desenho, assim como os faróis, que ganharam a luz de circulação diurna no estilo outros SUVs. As rodas contam com novo desenho e segue o padrão diamantado. Por ser um facelift, a traseira quase não sofreu alteração. Por dentro, a principal modificação é na tela da central, que agora é flutuante.

Todas as versões contam com câmbio automático.

A cabine é um grande porém. O acabamento é muito bem feito, não importando a versão, não há rebarbas nem peças mal encaixadas. A questão são os materiais. Para as versões de entrada, ele é bem condizente com o valor pedido. Mas para a topo deixa um pouco a desejar, poderia ter um trabalho melhor.

No entanto, a Griffe (mesmo com motor aspirado), conta com uma peça exclusiva do modelo para a categoria, teto solar panorâmico. O 2008 é o único SUV compacto que conta com teto quase todo de vidro, ponto para o francês. O espaço interno é bem parecido com o resto do segmento, leva quatro adultos com tranquilidade, mas um quinto passageiro fica apertado.

Diferenciais

Por dentro, a posição da central multimídia é uma das novidades.

O 2008 tem dois diferenciais, o valor do modelo de entrada e a configuração da topo de linha. Quem está pensando em comprar um SUV compacto na casa dos R$ 100 mil, o francês se torna uma excelente opção com a inclusão do câmbio automático junto com o motor turbo.

O conjunto mecânico honra o termo Sport do nome da categoria (Veículo Utilitário Esportivo, em tradução livre de SUV). Afinal, são 173 cavalos com etanol e 165 com gasolina. O câmbio automático permite uma condução mais confortável.

O porta-malas é de tamanho razoável, 355 litros.

O pequeno utilitário acelera bem e as respostas do motor são boas. O contato com a THP foi breve, em uma pista fechada, mas deu para perceber toda a capacidade do SUV. O câmbio também conta com uma opção sport, que otimiza ainda mais a direção. No entanto, a ausência das borboletas no volante é sentida, principalmente para um veículo turbinado.

Nosso contato maior foi com a Allure Pack. A diferença dela para a versão de entrada é pequena, apenas as rodas de liga leve, os faróis de neblina e a câmera de ré, para um aumento de R$ 10 mil, é pouca coisa. De resto, ela é idêntica a Allure, que conta com um ótimo custo benefício, principalmente para quem quer um SUV automático e não quer gastar mais que R$ 75 mil.

A versão com motor THP responde muito bem.

Ela é equipada com o mesmo câmbio, automático de seis velocidades, mas o motor é o 1.6 aspirado de 118 cavalos. Com isso, não queira uma tocada esportiva, principalmente com carro cheio. Rodamos com o francês de São Paulo para o interior paulista.

Na cidade, ele vai bem. O rodar é macio, a suspensão trabalha bem absorvendo as imperfeições do solo, como um bom SUV deve ser. A transmissão também vai bem, sem solavancos nas trocas. Agora, não queira exigir muito do motor, afinal, são apenas 118 cavalos. Mas para rodar na cidade, não há problemas.

Como um bom SUV, tem boa altura de solo

A questão é na estrada, por não ter muita potência, ele deixa a desejar, principalmente na hora de realizar uma manobra de aceleração como em ultrapassagens e retomadas de velocidades. É preciso ter atenção e cuidado, como em quase todos os SUVs compacto a venda no Brasil.

Quase um dez

Velocímetro digital de série.

A lista de equipamentos do 2008 é interessante, mesmo na versão de entrada. Como já falamos, a Allure Pack aumenta pouca coisa em relação a Allure. O que torna o utilitário francês uma das melhores opções custo/benefício do mercado.

Com isso, ele conta com airbags laterais, luz de circulação diurna em LED, central multimídia com tela de sete polegadas e conexão com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay de série, sem falar nos básicos ar-condicionado, vidros, travas, direção e retrovisores elétricos.

A traseira não mudou praticamente nada.

Já a topo, ganha ar-condicionado digital dual zone, teto solar panorâmico, sensores de chuva e luminosidade e câmera de ré e rodas em liga leve da Allure Pack. O preço, em comparação com os concorrentes, é honesto também, afinal é R$ 100 mil por um modelo turbo. Mas ela poderia ser mais recheada.

Entre os itens que faltam, abertura das portas e partida do motor por chave presencial, as borboletas no volante e freio de estacionamento eletrônico. Saída de ar e portas USB para a traseira também seriam um diferencial a mais para o modelo.

A opinião do Diário Motor

Um SUV compacto com visual robusto.

O 2008 é um veículo que entrega bem. Ele é um dos poucos representantes da categoria — que mais cresce no país — com opções de motor aspirado e turbo (mesmo que ainda não esteja disponível). Além da versão topo de linha por R$ 100 mil com câmbio automático e o consagrado propulsor THP, a marca apela pelo custo benefício.

Poucos concorrentes começam com preço tão baixo e os que atuam nessa faixa não contam com câmbio automático. Com um momento em que cada vez mais os veículos estão mais caros, ver uma marca apresentar um utilitário com transmissão automática por menos de R$ 70 mil, é uma luz no fim do túnel.

Detalhes em preto embelezam a carroceria.

Claro que o motor 1.6 aspirado não foi feito para ser um corredor, mas no dia a dia ele não faz feio. Para quem quer uma tocada mais arisca, pode esperar a Griffe THP. O câmbio automático casa muito bem com o motor turbinado. Claro que ele conta com alguns poréns, mas nada demais. Quem decidir ter um, terá um belo veículo na garagem. Vale o teste drive com possível compra. Nota 7,5!

Viagem a convite da Peugeot

Ficha Técnica

São duas opções de motor: aspirado e turbo.

Motores: 1.6 aspirado e turbo

Potência máxima: 118cv e 173cv

Torque máximo: 16,1 e 24,5kgfm

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e barra estabilizadora na traseira

Freios: a disco nas quatro rodas

Porta-malas: 355 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.583 x 1.739 x 4.159 x 2.542mm

Preço: a partir de R$ 69.990

Peugeot 2008
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8º - Peugeot 2008 → 402 litros
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Peugeot 2008 Griffe THP. Fotos: Peugeot.
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2º → Peugeot 2008 Allure → R$ 77.990
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