Bem mais caro

Com atraso de dois anos, Hyundai finalmente apresenta a nova geração do Azera

Importado pela CAOA e em versão única, o modelo está disponível nas lojas da marca

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Hyundai Azera 2020. Fotos: Hyundai/Divulgação

Hyundai apresenta a nova geração do Azera. Com mais de dois anos de atraso — a sexta geração do sedã grande sul-coreano foi lançada no final de 2016 –, o modelo, importado pelo grupo CAOA, já está disponível nas lojas da marca em versão única, a Exclusive. Equipado com motor 3.0 V6 de 261 cavalos, o três volumes sai por salgados R$ 269.900.

O sedã, que foi uma das estrelas da marca no último Salão do Automóvel de São Paulo — realizado em novembro do ano passado –, chega à sexta geração, a terceira no Brasil, completamente renovado, com visual, conjunto mecânico e equipamento atualizados. 

O interior do sedã é refinado, com materiais de qualidade.

O modelo recebe a nova identidade visual da marca, com linhas mais clássicas e não tão agressivas como na geração anterior. A grade trapezoidal segue o padrão apresentado no Elantra e já presente nos SUVs da montadora. Na traseira, um friso vermelho — em referência à primeira geração — interliga as lanternas, que são em LED. 

O padrão elegante da carroceria segue na cabine, que também foi completamente redesenhada. O uso de materiais como couro, alumínio e black piano é abundante e reforça o estilo premium do sedã. No entanto, ele insiste em utilizar o ultrapassado relógio de ponteiro. 

Agora, o motor gera 261 cavalos.

Por ser uma nova geração, tudo foi atualizado no Azera, inclusive o conjunto mecânico. O motor do sedã grande é um 3.0 V6 de 261 cavalos (11 a mais que o anterior) e 31kgfm de torque (2,1kgfm a mais). Além disso, ele estreia uma nova transmissão. O três volumes passa a utilizar uma caixa automática de oito velocidades. 

Entre os equipamentos, o Azera conta com central multimídia com tela de oito polegadas e conexão com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay, carregamento de celulares sem fio, ar-condicionado dual zone, abertura das portas e partida do motor com chave presencial, bancos dianteiros com ajuste elétrico, memória e refrigeração, cortina nos vidros laterais e traseiro e teto solar panorâmico. 

O friso vermelho remete a primeira geração.

Na parte da segurança, ele vem com seis airbags, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controles de tração estabilidade, monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo, auxiliar de frenagem de emergência e sistema de câmeras 360º. 

O novo Azera conta com garantia de cinco anos e um ano de assistência 24 horas. O grande porém do sedã é o preço. Ele parte de surreais R$ 269.990, bem mais que todos os concorrentes, que variam de R$ 170 mil a R$ 210 mil. Para ter uma ideia, o facelift da segunda geração, apresentado em 2015, saia por R$ 148.990. Ou seja, em quatro anos, o Azera encareceu impressionantes R$ 121 mil.

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