Chevrolet inicia reformulação da linha compacta no Brasil e apresenta família Onix
Com a nova identidade global da marca, o sedã chega primeiro e com novo nome, Plus
No início do ano, a General Motors, por meio de sua divisão chinesa, apresentou a nova linha de compactos da marca. Os modelos, agora mundiais, adotam novo estilo visual e o primeiro acaba de dar as caras no Brasil.
A Chevrolet apresenta o novíssimo Onix Plus, sedã que substitui o Prisma. O três volumes compacto é o primeiro a adotar a nova identidade visual da marca.
O interessante é que, quando a geração anterior foi apresentada, a marca decidiu manter o nome Prisma, mesmo o carro mudando completamente.
Agora, em mais uma mudança radical, a nomenclatura não sobreviveu e o sedã passa a ser chamado de Onix Plus.
O mais interessante é que a Chevrolet está mantendo os preços do modelo. Ao todo, são quatro versões. Sendo que a LT é dividida em aspirada (R$ 54.990) e turbo (R$ 61.190).
Com a caixa turbinada, a de entrada, sem nome específico, parte de R$ 58.790. A LTZ parte de R$ 65.790 e a nova topo de linha, a Premier — que debuta na família compacta — sai por R$ 73.190.
Além do visual, a grande novidade é a motorização. Agora, o sedã compacto conta também com propulsor turbo. A novíssima caixa de força turbinada de um litro gera bons 116 cavalos, tanto com gasolina, quanto com etanol.
O torque é de 16,3kgfm e 16,8kgfm. A transmissão pode ser manual ou automática de seis velocidades. E a direção é elétrica. Já o motor aspirado, foi renovado e gera bons 82 cavalos.
Padrão mundial
Com a nova identidade, a família Onix chega à segunda geração completamente renovada. A dianteira é a que mais chama a atenção. Com uma gigante grade frontal dupla, o design está mais moderno, elegante e aparenta ser um modelo de categoria superior.
Por dentro, o visual também está mais elegante, principalmente com a tela flutuante, acima do painel central. Além disso, a peça conta com acabamento biton, assim como nas portas e nos bancos. A Premier é ainda mais sofisticada, com o ar-condicionado digital.
As versões
De série, o Onix Plus é bem interessante. Ele conta com seis airbags, controles de tração e estabilidade, lanterna de neblina, regulagem de altura dos faróis, Isofix, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus. Mostra que a GM resolveu focar bem nos itens de segurança.
Na parte da comodidade e conforto, ele vem com ar-condicionado, computador de bordo, travas e vidros elétricos nas quatro portas, rádio MP3 com conexão bluetooth, quatro portas USB (duas na frente e duas atrás) e painel de instrumentos de 3,5 polegadas.
A LT acrescenta alarme, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de altura e profundidade, painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas de TFT, banco com regulagem de altura, sistema OnStar, wi-fi e central multimídia MyLink com tela de sete polegadas e integração com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.
A LTZ ganha acendimento automático dos faróis, câmera de ré, carregador de smartphone sem fio, abertura das portas e partida do motor com chave presencial. Tanto a LT, quanto a LTZ, quando equipadas com transmissão automática, contam com controle de velocidade de cruzeiro.
A Premier, topo de linha, tem uns pontos interessantes. Tecnicamente, ela é idêntica à LTZ, no que se refere a lista de equipamentos. Para melhorar os itens é preciso acrescentar R$ 3 mil aos R$ 73.190. Com isso, ela ganha alerta de ponto cego, faróis tipo projetor, sensor de estacionamento 360º, ar-condicionado digital e assistente de estacionamento automático.
O Onix Plus com motor aspirado e câmbio manual conta com uma opção, a LT. Ela tem quatro pacotes. O inicial, por R$ 54.990, tem seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, rádio e porta USB dianteira e traseira.
A LT I, por R$ 57.190, acrescenta abertura das portas e partida do motor com chave presencial, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador de smartphone sem fio. A LT II, R$ 58.025, ganha OnStar e wi-fi. Por último, a LT III, por R$ 58.990, acrescenta faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Onix hatch
A montadora também apresentou o novo Onix, que segue o mesmo padrão visual e de equipamentos do Plus. Como o sedã, as versões de entrada do hatch contam com motor aspirado de um litro e 82 cavalos, sempre com câmbio manual. As demais são equipadas com a mesma caixa turbinada, com opções de transmissão manual ou automática.
Enquanto o Plus já está disponível, o Onix hatch só chega às lojas da marca em novembro. Os preços variam de R$ 48.490, com motorização aspirada, a R$ 72.990, na nova topo de linha, a Premier. Com propulsor turbo, ele parte de R$ 60.990.