Pequeno turbinado

Chevrolet inicia reformulação da linha compacta no Brasil e apresenta família Onix

Com a nova identidade global da marca, o sedã chega primeiro e com novo nome, Plus

acessibilidade:
Chevrolet Família Onix. Fotos: Chevrolet/Divulgação

No início do ano, a General Motors, por meio de sua divisão chinesa, apresentou a nova linha de compactos da marca. Os modelos, agora mundiais, adotam novo estilo visual e o primeiro acaba de dar as caras no Brasil. 

A Chevrolet apresenta o novíssimo Onix Plus, sedã que substitui o Prisma. O três volumes compacto é o primeiro a adotar a nova identidade visual da marca.

O Onix Plus inaugura a nova identidade da marca no Brasil.

O interessante é que, quando a geração anterior foi apresentada, a marca decidiu manter o nome Prisma, mesmo o carro mudando completamente. 

Agora, em mais uma mudança radical, a nomenclatura não sobreviveu e o sedã passa a ser chamado de Onix Plus. 

Câmbio automático de seis velocidades, como nas últimas gerações.

O mais interessante é que a Chevrolet está mantendo os preços do modelo. Ao todo, são quatro versões. Sendo que a LT é dividida em aspirada (R$ 54.990) e turbo (R$ 61.190). 

Com a caixa turbinada, a de entrada, sem nome específico, parte de R$ 58.790. A LTZ parte de R$ 65.790 e a nova topo de linha, a Premier — que debuta na família compacta — sai por R$ 73.190. 

O motor aspirado foi melhorado, agora gera 82 cavalos.

Além do visual, a grande novidade é a motorização. Agora, o sedã compacto conta também com propulsor turbo. A novíssima caixa de força turbinada de um litro gera bons 116 cavalos, tanto com gasolina, quanto com etanol. 

O torque é de 16,3kgfm e 16,8kgfm. A transmissão pode ser manual ou automática de seis velocidades. E a direção é elétrica. Já o motor aspirado, foi renovado e gera bons 82 cavalos.

Padrão mundial

Visual interno mais refinado.

Com a nova identidade, a família Onix chega à segunda geração completamente renovada. A dianteira é a que mais chama a atenção. Com uma gigante grade frontal dupla, o design está mais moderno, elegante e aparenta ser um modelo de categoria superior. 

Por dentro, o visual também está mais elegante, principalmente com a tela flutuante, acima do painel central. Além disso, a peça conta com acabamento biton, assim como nas portas e nos bancos. A Premier é ainda mais sofisticada, com o ar-condicionado digital.

As versões

Motorização turbinada de 116 cavalos.

De série, o Onix Plus é bem interessante. Ele conta com seis airbags, controles de tração e estabilidade, lanterna de neblina, regulagem de altura dos faróis, Isofix, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus. Mostra que a GM resolveu focar bem nos itens de segurança. 

Na parte da comodidade e conforto, ele vem com ar-condicionado, computador de bordo, travas e vidros elétricos nas quatro portas, rádio MP3 com conexão bluetooth, quatro portas USB (duas na frente e duas atrás) e painel de instrumentos de 3,5 polegadas. 

Carregamento de smartphone sem fio é uma das novidades.

A LT acrescenta alarme, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de altura e profundidade, painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas de TFT, banco com regulagem de altura, sistema OnStar, wi-fi e central multimídia MyLink com tela de sete polegadas e integração com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. 

A LTZ ganha acendimento automático dos faróis, câmera de ré, carregador de smartphone sem fio, abertura das portas e partida do motor com chave presencial. Tanto a LT, quanto a LTZ, quando equipadas com transmissão automática, contam com controle de velocidade de cruzeiro. 

Nova central multimídia com direito a sistema wi-fi.

A Premier, topo de linha, tem uns pontos interessantes. Tecnicamente, ela é idêntica à LTZ, no que se refere a lista de equipamentos. Para melhorar os itens é preciso acrescentar R$ 3 mil aos R$ 73.190. Com isso, ela ganha alerta de ponto cego, faróis tipo projetor, sensor de estacionamento 360º, ar-condicionado digital e assistente de estacionamento automático. 

O Onix Plus com motor aspirado e câmbio manual conta com uma opção, a LT. Ela tem quatro pacotes. O inicial, por R$ 54.990, tem seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, rádio e porta USB dianteira e traseira. 

Tanto o sedã, quanto o hatch conta com motor aspirado e turbo.

A LT I, por R$ 57.190, acrescenta abertura das portas e partida do motor com chave presencial, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador de smartphone sem fio. A LT II, R$ 58.025, ganha OnStar e wi-fi. Por último, a LT III, por R$ 58.990, acrescenta faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas. 

Onix hatch

O Onix hatch chega apenas em novembro.

A montadora também apresentou o novo Onix, que segue o mesmo padrão visual e de equipamentos do Plus. Como o sedã, as versões de entrada do hatch contam com motor aspirado de um litro e 82 cavalos, sempre com câmbio manual. As demais são equipadas com a mesma caixa turbinada, com opções de transmissão manual ou automática. 

Enquanto o Plus já está disponível, o Onix hatch só chega às lojas da marca em novembro. Os preços variam de R$ 48.490, com motorização aspirada, a R$ 72.990, na nova topo de linha, a Premier. Com propulsor turbo, ele parte de R$ 60.990.

Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
2º → Chevrolet Onix Plus 1.0 →14,3km/l
Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix.
1º -- Chevrolet Onix -- 241.214 unidades
Chevrolet Onix.
Chevrolet Família Onix. Fotos: Chevrolet/Divulgação
Onix e Onix Plus da Chevrolet fecham primeiro trimestre no topo entre os veículos mais vendidos.
Chevrolet Onix.
7º → Chevrolet Onix 1.0 → 13,9km/l
Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix começa 2020 como terminou 2019, disparado na liderança.
Chevrolet Onix mantém liderança do mercado com folga.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
3º → Chevrolet Onix Plus → 31.456 unidades
2º - Onix Plus - 17.844 unidades
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.
Chevrolet Onix Plus.

Reportar Erro