Recorde mundial

Bugatti é a primeira montadora a ultrapassar a impressionante marca de 300mph

Com um conceito do Chiron, a marca alcançou surreais 490.484km/h em uma pista de testes alemã

acessibilidade:
Bugatti Quíron bate recorde de velocidade, alcançando 490.484km/h. Fotos: Bugatti/Divulgação

Uma das principais marcas de supercarros do mundo acaba de estabelecer um novo recorde mundial de velocidade. A Bugatti ultrapassou a impressionante barreira de 300mph (482,8km/h). O número final foi de insanos 490.484km/h. 

A montadora francesa alcançou a marca com um modelo conceito baseado no hiper carro Chiron. O Quíron foi pilotado pelo piloto Andy Wallace, na pista de Ehra-Lessien, na Baixa Saxônia, Alemanha. O recorde foi certificado pela SGS-TÜV Saar, empresa de auditoria e certificados técnicos alemã.

O modelo francês é o primeiro veículo de série a ultrapassar 300mph.

“A Bugatti mostrou mais uma vez do que é capaz. Com este novo recorde do Quíron, entramos novamente em território desconhecido. Nunca antes um fabricante de séries atingiu essa alta velocidade ”, diz Stephan Winkelmann, presidente da Bugatti. 

“Nosso objetivo era ser o primeiro fabricante a atingir a marca mágica de 300 milhas por hora. Agora conseguimos isso a nós mesmos, incrivelmente orgulhosos”. 

Com este novo recorde mundial, a Bugatti também se retirará da competição para produzir os carros de produção em série mais rápidos. “Mostramos várias vezes que construímos os carros mais rápidos do mundo. No futuro, focaremos em outras áreas ”, afirma Winkelmann.

O piloto

Esta foi a segunda vez que o piloto Andy Wallace bate o recorde de velocidade.

O vencedor de Le Mans e piloto de testes da Bugatti, Andy Wallace, atingiu exatamente 490.484km/h (304.773mph) de velocidade máxima, no dia 2 de agosto de 2019 na pista de testes em Ehra-Lessien, na Baixa Saxônia, Alemanha. 

“Uma velocidade incrível. É inconcebível que um carro seja capaz disso. Mas o Quíron estava bem preparado e eu me senti muito seguro — mesmo nessas faixas de alta velocidade ”, diz Andy Wallace. 

Ele trabalhou até a velocidade máxima de 300km/h, acrescentando 50km/h para garantir que todas as condições estivessem corretas e o Quíron estivesse perfeitamente equilibrado em termos de elevação e força descendente. 

Até as saídas de escapamento do Bugatti são diferenciadas.

“Mesmo na primeira tentativa, senti que isso funcionaria. O Chiron funcionou perfeitamente e as condições da pista e do tempo eram ideais. Toda a equipe fez um trabalho fantástico”, diz Wallace, muito feliz com a conquista.

Após uma volta para condicionar o Quíron, Wallace acelerou para fora da curva norte a 200km/h para atingir a velocidade máxima nos 8,8 quilômetros em linha reta. Em um ponto de frenagem precisamente definido, ele desacelerou o Bugatti de volta a 200km/h para atravessar a curva sul. 

O Quíron é baseado no Chiron, um dos veículos mais caros do mundo.

Ele tinha uma distância de dois quilômetros para fazer isso. “Entrei em aceleração máxima desde o início por aproximadamente 70 segundos. Era importante para mim estar fora da curva a 200km/h, a fim de alcançar a velocidade máxima na reta. Isso exigiu o nível mais alto de concentração”. Ele cobriu 136 metros em um segundo.

Essa não é a primeira vez que Andy Wallace estabelece um recorde de velocidade. Em 1998, o britânico atingiu uma velocidade de 391km/h (243mph) com uma McLaren F1 na mesma pista, estabelecendo o recorde da época.

A pista

A pista escolhida foi a Ehra-Lessien, na Alemanha e seus 21 quilômetros.

A pista de alta velocidade Ehra-Lessien, na Alemanha, fica a 50 metros acima do nível do mar. Ao contrário das pistas de alta velocidade e altitude mais alta, como em Nevada, nos EUA, isso tem algumas desvantagens. 

Devido à maior densidade do ar, o veículo precisa aplicar mais força a velocidades mais altas, acima de 400km/h por exemplo, ele corre como se estivesse dirigindo contra uma parede. 

Segundo a marca, essa será a última vez que ela busca o recorde de velocidade.

“A pressão e a densidade do ar e a temperatura são muito importantes para a condução em alta velocidade e podem fazer uma diferença de até 25km/h, dependendo da altitude”, diz Stefan Ellrott, chefe de desenvolvimento da Bugatti. Mas, mesmo assim, a equipe optou pela pista de teste em Ehra-Lessien.

“Uma tentativa de recorde mundial a uma velocidade extrema de mais de 400km/h sempre envolve um certo risco. Tudo tem que estar certo — o carro, o clima e a pista. A Ehra-Lessien oferece a maior segurança possível e é por isso que optamos por essa pista”, diz Ellrott. 

O visual do modelo é tão impressionante quanto a velocidade alcançada.

A pista é o único lugar no mundo em que os padrões de segurança para testes de alta velocidade são tão altos. A rodovia de três pistas de 21 quilômetros está alinhada com barreiras contra acidentes e serviços de resgate disponíveis nas extremidades norte e sul. 

A faixa de rodagem foi limpa com tapetes especiais antes do teste de estrada, a fim de coletar pedras e areia. “A segurança do motorista é nossa principal prioridade. Fizemos tudo com antecedência para minimizar o risco”, afirma o chefe de desenvolvimento.

Resta saber quanto tempo o recorde vai durar.

A corrida que estabeleceu o recorde foi gravada por uma caixa GPS selada. O certificado foi emitido pela SGS-TÜV Saar. Dessa forma, a partir de agosto de 2019, a Bugatti é a primeira montadora a produzir um carro que ultrapassou a marca de 300mph, alcançando uma velocidade de 304.773mph.

Este não foi o primeiro recorde mundial da Bugatti, mas segundo a marca, será o último. Em 2017, o ex-piloto de Fórmula 1, Juan Pablo Montoya, dirigiu um Chiron de 0 a 400 a 0km/h, na mesma pista de teste, em 41,96 segundos. 

O Quíron com a equipe da Bugatti responsável pelo recorde.

Com o Veyron 16.4, a Bugatti estabeleceu recordes de velocidade para veículos de produção em 2005 e 2010. E, em 2013, o Veyron Grand Sport Vitesse estabeleceu o recorde como o roadster mais rápido do mundo.

Reportar Erro