Copom

Banco Central mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano

Decisão surpreendeu o mercado, que esperava uma redução

acessibilidade:
Foto: EBC

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 16, manter os juros básicos da economia brasileira em 6,5% ao ano. A decisão, unânime, surpreendeu o mercado, que esperava uma redução da taxa. Segundo os técnicos do Banco Central, o cenário externo adverso e volatilidade do mercado financeiro determinaram a decisão. A taxa se mantém no valor mais baixo desde sua criação, em 1996.

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia.

Um corte de 0,25 ponto porcentual era esperado por analistas do mercado. A inflação baixa e a fraca atividade econômica justificavam a aposta do mercado. O movimento de alta dos preços acumulado nos quatro primeiros meses do ano (0,92%) foi o menor desde a implantação do Plano Real. Em 12 meses, a inflação acumula 2,76% (de 2,68%), ou seja, abaixo do piso de 3% do centro da meta, que é de 4,50%.

Reportar Erro