Diário Motor

Audi apresenta o Q5 Security, primeiro veículo da marca alemã blindado de fábrica

O utilitário conta com proteções certificadas na classe III-A da ABNT NBR 15000

acessibilidade:
Audi Q5 Security blindado de fábrica. Fotos: Audi/Divulgação

A Audi apresentou o primeiro modelo da marca com blindagem de fábrica, o Q5 Security. O SUV foi totalmente redesenvolvido para ganhar a proteção balística. Sistemas como de suspensão e freios foram refeitos para aguentar o peso extra.

Fabricado no México, o utilitário já está disponível no Brasil com o preço sugerido de R$ 370.990. De acordo com a marca, a proteção é resistente até a disparos de armas calibre .44 e conta com todos os equipamentos padrões do Q5 “normal”, como Audi Drive Select, Virtual Cockpit e piloto automático adaptativo.

O interior é idêntico ao do modelo convecional

Segundo a montadora, as peças protetoras utilizadas são certificadas na classe III-A da ABNT NBR 15000, usada amplamente na América do Sul e que se tornou padrão no mercado nacional por ter o maior grau de proteção disponível para uso civil no Brasil.

Dessa forma, a Audi garante que o Q5 aguenta disparos de armas de fogo como como Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até de calibre .44, protegendo efetivamente os ocupantes do veículo contra ataques.

Os vidros são feitos em multicamadas para aguentar disparos de arma de fogo

Ainda de acordo com a Audi, a célula de segurança do SUV incorpora toda a área de passageiros, inclusive o compartimento de bagagens. Com isso, portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do compartimento do motor são reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência.

As janelas do automóvel consistem em vidros à prova de balas com multicamadas. A célula balística é construída de modo que os ocupantes tenham uma proteção excelente, independentemente de onde as balas sejam disparadas.

Reforços estruturais

O Security utiliza o mesmo motor do Q5 normal, um 2.0 turbo de 252cv

O Q5 Security pesa 2.295kg, 500kg a mais que a versão “comum”. Com isso, foi preciso reforçar os sistemas de freio e de suspensão do utilitário. Ele conta com o mesmo conjunto de freios do esportivado SQ5, com discos de 350mm de diâmetro.

A suspensão a ar adaptativa com controle dos amortecedores foi ajustada para suportar com segurança o peso extra. Ele ainda conta com pneus Run Flat – que rodam mesmo sem ar, por até 80 quilômetros, com velocidade máxima de 80km/h.

O visual externo do Security é o mesmo do Q5 não blindado

O motor é o consagrado 2.0 turbo de 252 cavalos e 37,5kgfm de torque. A transmissão é uma automatizada de dupla embreagem de sete cavalos. Com isso, mesmo com o peso extra, o Q5 Security chega aos 100km/h em 7,9 segundos e tem velocidade máxima de 235km/h.

Reportar Erro