Primeiras impressões

Andamos no Caoa Chery Arrizo 5e, muito caro como todos os elétricos

Ao contrário dos outros modelos da marca sino brasileira, o três volumes é importado

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Caoa Chery Arrizo 5e. Fotos: Caoa Chery/Divulgação.

A onda de veículos elétricos segue cada vez mais firme no Brasil. Se até poucos anos atrás apenas uma marca contava com representante — a BMW com o i3 –, atualmente a coisa está bem diferente. De 2018 para cá, cinco montadoras anunciaram modelos eletrificados, a última, foi a Caoa Chery com o Arrizo 5e. 

Andamos no primeiro sedã elétrico do país pelas ruas e avenidas da maior cidade do Brasil. Em São Paulo, um veículo eletrificado mostra um dos clamores deste tipo de automóvel, a necessidade de se poluir menos, tanto com emissão de gases, quanto com ruídos. 

Interior moderno, principalmente por causa das telas digitais.

Apresentando em uma única versão, o Arrizo 5e tem o problema de todo modelo deste tipo, o preço salgado. O chinês sai por R$ 159.900. De início, podemos achar que é um abuso da marca pedir esse valor, já que o modelo à combustão sai por R$ 73.990, na versão topo de linha. 

Mas veículos elétricos são caros em qualquer lugar do mundo. Claro que, no Brasil, o preço é sempre mais salgado por causa da nossa alta carga tributária. Mesmo este tipo de veículo não tendo imposto de importação desde 2015. 

O modelo é o primeiro sedã elétrico do país.

Para se ter uma ideia, na China, o Arrizo 5e sai por, aproximadamente, 192.140 yuans, ou R$ 110 mil só na conversão. Com impostos e taxas, sem contar frete e o lucro da empresa, ele chega por volta de R$ 140 mil (o ICMS varia de estado para estado). 

O grande porém, é que a tecnologia de veículos elétricos ainda é muito cara. Os investimentos são altos e a demanda ainda é baixa. Tanto que, o esperado, era que a Caoa Chery nacionalizasse o Arrizo 5e, o que não se mostrou rentável para a empresa e, por isso, a decisão de importar o modelo da china. 

Com carregador super rápido, 80% de carga em uma hora.

Em um primeiro momento, o sedã eletrificado será vendido apenas para clientes pessoa jurídica, como frotistas e locadoras. As vendas para público final está prevista para começar em janeiro de 2020 em concessionárias selecionadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

Sem ruído

Mesmo com o carro ligado, a impressão é que está tudo desligado.

O primeiro impacto de qualquer veículo elétrico é a total ausência de som. Ao contrário de motores a combustão, os eletrificados não emitem nenhum ruído — isso é até motivo de preocupação por diversos governos pelo mundo, já que é mais difícil perceber a aproximação de um modelo que não faz barulho. 

Ao ligar o motor (por meio do botão com chave presencial), o veículo emite zero ruído. Em um primeiro momento fica aquela sensação “está mesmo ligado?”.

Painel de instrumentos totalmente digital

Basta olhar para o painel que ele indica que esta tudo funcionando. Como qualquer veículo como este, não existe transmissão, apenas um seletor automático para ativar o D (Drive), N (neutro) e R (return, a famosa ré). 

O conjunto elétrico do Arrizo 5e gera 90kWh, ou 122 cavalos de potência. Mas o que chama a atenção, como em todo elétrico, é o torque de 28,1kgfm e instantâneo. Basta pisar no acelerador para ele disparar pelo asfalto. Mas com o chinês não é exatamente assim. 

Motor elétrico de 90kWh, ou 122 cavalos, de potência.

Ao contrário de outros modelos eletrificados, o modo standard do Arrizo 5e é a função Eco. Com isso, ele é bem mais contido nas acelerações, o que otimiza ainda mais o consumo e a autonomia das baterias.

Para quem gosta da sensação de acelerar, basta apertar um botão no painel, abaixo da tela da central multimídia, para ativar o modo Sport e, assim, sentir o carro disparando pelo asfalto. 

O câmbio serve apenas para selecionar as funções e direção.

Com isso, a aceleração no modo Eco é lenta e contínua, com uma pegada bem monótona. Ao ativar o modo Sport, o carro parece outro. O torque instantâneo se ativa e qualquer toque no acelerador faz o corpo colar no banco. Com essa função a pegada fica mais arisca e as manobras mais fáceis de realizar. 

Eletrificação

A tomada para carregamento fica na dianteira do veículo.

As baterias do Arrizo 5e tem capacidade de 53,5kWh. Com isso, a autonomia oficial dele é de 322 quilômetros, já no padrão brasileiro, medido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Como em qualquer veículo, mesmo os a combustão, a forma de conduzir vai implicar diretamente no consumo final do modelo, podendo ser bem menor ou até maior. 

O modelo tem autonomia de 322 quilômetros.

Em tomada comum residencial, de 220v, ele demora 20 horas para chegar a 80% de carga. Em uma hora, ele ganha 27 quilômetros de autonomia.

Já em um carregador rápido (wallbox), que pode ser adquirido separadamente, são necessárias oito horas para alcançar 80% e em uma hora, ele ganha 43 quilômetros. Em um super rápido (eletroposto) os 80% de capacidade são alcançados em uma hora. 

Irmão gêmeo

O visual é praticamente idêntico ao do irmão à combustão.

Visualmente falando, o 5e é praticamente idêntico ao Arrizo 5 à combustão. Externamente, a única diferença é a mudança na grade frontal, que no elétrico é fechada, já que não precisa resfriar o motor, de resto, tudo igual. O desenho do sedã é elegante e moderno, com linhas discretas e fluídas. 

Por dentro, as telas chamam a atenção. A da central multimídia, de 10 polegadas na posição vertical se destaca bem. Já a do painel de instrumentos, é totalmente digital. Outro ponto de destaque, esse negativo, é a baixa qualidade dos materiais aplicados no interior.

O material do interior poderia ser melhor, plásticos muito duros.

As peças até que são bem encaixadas e não vemos rebarbas ou nada fora do lugar, mas o material utilizado poderia ser melhor. Afinal, mesmo elétrico, estamos falando de um veículo de R$ 160 mil. Tirando o couro do bancos, tudo é áspero e rígido ao toque, destoando do resto do veículo. 

Sobre o espaço interno, o Arrizo 5e é interessante. Como um bom sedã médio, a área interna é boa, acomodando bem os ocupantes. O porém é, por causa das baterias no piso do carro, o assoalho é um pouco mais alto, principalmente na parte de trás. Mas como o modelo é totalmente urbano, não incomodará muito. 

Bem completo

Entre os equipamentos, teto solar elétrico.

O modelo elétrico segue a mesma linha do irmão a combustão, com uma lista de equipamentos bastante generosa. Neste caso, não esperávamos menos, principalmente por causa do valor final do sedã.  

Com isso, na parte da segurança, ele vem com aviso sonoro para pedestre programável, controle de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, monitoramento de pressão e temperatura dos pneus.

Os bancos são em couro ecológico.

Ele conta também com Isofix, luz de circulação diurna e conjunto óptico em LED, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, câmera de ré e auxiliar de partida em rampa.

Para comodidade, ele vem com abertura das portas e partida do motor com chave presencial, painel de instrumentos digital, bancos em couro e dianteiros com aquecimento, teto solar, acendimento automático dos faróis, direção, vidros, travas e retrovisores elétricos e central multimídia com conexão com smartphone. 

A opinião do Diário Motor

Como todo elétrico, o preço do Arrizo 5e assusta.

O primeiro grande impacto em qualquer veículo no Brasil é o preço, com os elétricos não são diferentes, pelo contrário, é ainda mais gritante. Este tipo de tecnologia ainda é muito nova e, mesmo fora do país, é cara. Com isso, é pesado ver o Arrizo 5e sair por R$ 159.990, quando o a combustão não passa de R$ 73.990.

Mas é importante lembrar que, apesar do nome, são modelos muito diferentes. O sistema elétrico altera muito a configuração do veículo. Para rodar na cidade, no dia a dia de trânsito pesado, ele é muito cômodo, principalmente pela ausência de ruído e, claro, da emissão zero de poluentes e gasto mínimo com “combustível”, no caso, energia elétrica. 

Um “e” que faz muita diferença, no preço, motor e modo de pensar.

A lista de equipamentos é interessante, já o acabamento poderia ser melhor. Por ser um modelo de nicho, para quem tem uma consciência mais ecológica, pode ser uma boa medida, apesar do preço ainda assustar. Vale o teste com possível compra. Nota 8.

Caoa Chery Arrizo 5e.

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