VW Polo ‘rouba’ coroa da Fiat Strada como veículo mais vendido do Brasil
O hatch assume a ponta após uma liderança de 36 meses da picape. Confira o Top20 mais vendidos do primeiro trimestre

Em março de 2021, a Fiat alcançava mais uma vez a liderança do mercado brasileiro de veículos leves com a Strada – a última vez havia sido em 2015 com o Palio. Além disso, a picape compacta foi a primeira da categoria a liderar o mercado geral, ficando no topo por longos 36 meses. A caminhonete acaba de ser destronada.
A Volkswagen volta ao topo do mercado de veículos com o Polo, depois de quase 10 anos, quando liderou pela última vez com o Gol – o Palio foi quem interrompeu a maior liderança da história do mercado brasileiro – após 27 anos.
O hatch vem ganhando espaço desde que o irmão mais velho se aposentou no início do ano passado e começou a mostrar que daria trabalho para a picape. No primeiro trimestre, o Polo, enfim, superou os emplacamentos da Strada, mas com uma diferença mínima de 683 unidades. Resta saber se ele manterá a posição, ou se a italiana terá forças para reagir.
Mas a caminhonete compacta não está sozinha no pódio. Apesar de ter perdido o primeiro lugar, ela tem a companhia do irmão Argo, em terceiro lugar. A Fiat ainda conta com Mobi, Fastback e Toro, um quarto do total de veículos do Top20.
Já a Volkswagen tem também o T-Cross, Saveiro e o Nivus. Chevrolet com três, Jeep e Hyundai com dois e Toyota, Renault, Nissan e Honda com um modelo cada, completam a lista dos 20 mais vendidos no primeiro trimestre de 2024.
Os SUVs contam com nove dos 20 modelos mais vendidos, é a categoria com mais representantes na lista. Picapes e hatches compactos contam com quatro cada. O Chevrolet Onix Plus é o único sedã. Fecha a lista, os únicos dois hatches supercompactos (puramente a combustão) disponíveis no Brasil.
Confira a lista dos 20 veículos mais emplacados no primeiro trimestre: