Plug&Go

VW, Audi, Porsche e EDP inauguram primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil

Outras 29 novas estações ainda serão instaladas no estado de São Paulo

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VW, Audi, Porsche e EDP inauguram primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil. Foto: Volks.

Audi, Porsche e Volkswagen em conjunto com a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, inauguram o primeiro carregador veícular ultrarrápido público do Brasil, na cidade de Caraguatatuba, interior de São Paulo. 

O eletroposto faz parte do Plug&Go, nome escolhido para o projeto aprovado na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente em conjunto com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens são as fornecedoras das soluções de carregamento.

Segundo as empresas, este projeto ajudará a formar a maior rede de carregadores ultrarrápidos da América do Sul, com a instalação de 30 novas estações de recarga ao longo de três anos, cobrindo todo o estado de São Paulo. 

Os carregadores utilizados no primeiro eletroposto são o HV160 de recarga ultrarrápida (150kW) em corrente contínua (DC) e um PC22 de recarga semirrápida (22kW) em corrente alternada (AC), da Electric Mobility, com capacidade para abastecer três veículos elétricos simultaneamente nos dois carregadores. 

O tempo médio de recarga é de aproximadamente 15 minutos para 100km de autonomia no carregador ultrarrápido. O primeiro local concluído fica no Shopping Serramar, litoral norte de São Paulo (Av. José Herculano, 1086 – Pontal de Santa Marina, Caraguatatuba-SP).

O cronograma prevê o início da implantação de mais 10 novos postos ainda em 2020, que estarão nas Rodovias Régis Bittencourt, Fernão Dias e dos Bandeirantes e na Via Anhanguera.

O Plug&Go conta com um investimento de R$ 32,9 milhões e será conectado com os eletropostos de outras iniciativas, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão que interliga São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. Este é o primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kW e 350kW).

“A entrega do primeiro posto da rede de recarga ultrarrápida é um marco importante em um projeto tão estratégico para a expansão da mobilidade elétrica no Brasil. A EDP está empenhada em protagonizar a transição energética para uma economia de baixo carbono, daí o nosso orgulho de liderar iniciativas como essa no Brasil”, afirma Nuno Pinto, head de mobilidade elétrica e serviços ao cliente da EDP Smart.

Para Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil, há cada vez mais interessados em adquirir veículos elétricos no Brasil e a ampliação da infraestrutura de recarga no País é uma motivação adicional para que eles concretizem essa decisão. 

“Desde que introduzimos o e-tron no mercado brasileiro em abril, temos conversado com nossos clientes e a percepção é de que a inauguração de pontos de recarga ultrarrápida como este trará ainda mais confiança para a realização de longas viagens. Este projeto é peça importante para atender a demanda crescente de veículos elétricos no Brasil e mostra como a sinergia entre empresas pode trazer impactos positivos para os consumidores”.

Para recarregar os veículos elétricos na rede de eletropostos, os usuários precisam primeiro efetuar um cadastro no site da EDP Smart, e em seguida solicitar um cartão de mobilidade elétrica (EDP EV.Card), disponível para proprietários de veículos elétricos. Após a solicitação, o cliente recebe o cartão de forma gratuita no endereço indicado em até 20 dias corridos. 

Com o EV.Card, o usuário consegue realizar o desbloqueio junto aos leitores das estações de recarga e assim liberar os conectores para abastecer seu veículo híbrido plug-in ou elétrico. Em breve, será disponibilizado um aplicativo para que os clientes cadastrados possam também desbloquear, monitorar e utilizar os eletropostos de forma digital, sem a necessidade do cartão. 

“Um dos fatores de atratividade dos carros elétricos para os consumidores é a criação de uma rede de carregamento tão ampla e abrangente quanto a existente hoje para veículos com motor a combustão. A abertura de um eletroposto de carregamento rápido é fundamental para dar aos clientes a segurança de poder percorrer longas distâncias e ter onde carregar a bateria do automóvel”, pontua Werner Schaal, diretor de vendas da Porsche Brasil. 

O relatório mais recente da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) indica que, até 2040, cerca de 56 milhões de carros elétricos circularão pelas ruas e estradas do planeta. O levantamento indica ainda que, em 20 anos, mais da metade dos veículos vendidos no mundo serão eletrificados. 

O Brasil seguirá a tendência global de crescimento. De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado nacional de automóveis elétricos e híbridos deve crescer de 300% a 500% nos próximos cinco anos. 

“A Volkswagen está liderando a transformação para a mobilidade sustentável e temos como objetivo nos tornarmos a marca número 1 em mobilidade elétrica. O sucesso desta estratégia depende de uma ampla infraestrutura de carregamento. E, com a inauguração deste primeiro eletroposto, vamos começar a oferecer uma estrutura de qualidade e conveniência para nossos clientes e demais usuários”, ressalta Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina.

Ainda de acordo com a ABVE, de janeiro a junho de 2020, as vendas de automóveis eletrificados (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos não plug-in) cresceu 221% em relação ao mesmo período de 2019, de 2.356 unidades para 7.568. Segundo estudo do Boston Consulting Group, a expectativa é que o número de automóveis eletrificados no Brasil chegue a dois milhões em 2030.

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