Em breve

Volvo inicia pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric, o 100% elétrico da marca

O SUV compacto utiliza dois motores movidos a eletricidade que rendem 408 cavalos

acessibilidade:
Volvo XC40 Recharge Pure Electric. Fotos: Volvo.

A Volvo, dentro da sua meta de eletrificação onde todos os veículos são, no mínimo, híbridos, acaba de apresentar o primeiro modelo 100% elétrico no Brasil, o XC40 Recharge Pure Electric. O SUV compacto está em pré-venda com preço inicial em salgados R$ 389.950 e as primeiras entregas devem ocorrer em setembro deste ano. 

O utilitário, como o nome indica, é a versão elétrica do XC40. Com isso, ele é praticamente idêntico ao irmão que também utiliza um motor a combustão. A única diferença visual é que a grade frontal do Pure é toda fechada, já que não há um propulsor para ser resfriado, no mais, tudo igual. Por dentro, apenas o painel de instrumentos digital tem um estilo próprio. Outro diferencial é o bagageiro dianteiro. 

No lugar do motor à combustão, um porta-malas.

O interessante é que, com os dois motores elétricos, mesmo sendo o menor veículo da Volvo, o XC40 Pure Electric passa ser o mais potente da marca no país, com 408 cavalos, um a mais que os modelos T8. Nesta configuração, o SUV compacto gasta míseros 4,9 segundos para ir do zero aos 100km/h. Segundo a sueca, a autonomia é de 418 quilômetros.

Sobre o carregamento, a Volvo afirma que o utilitário gasta entre 7h30 e 11h (dependendo do nível de corrente da instalação elétrica) para ir do zero aos 100% de carga em um carregador rápido de até 11kw DC. Um detalhe interessante é que, quem adquirir o modelo na pré-venda, ganhará o Wallbox com instalação inclusa. 

O tempo de recarga varia de 1h a 11h dependendo do tipo do carregador.

Em carregadores super-rápidos, os de 150kW DC (geralmente disponíveis em rodovias e corredores eletrificados), o tempo de recarga é de aproximadamente 1h. A Volvo não divulgou o tempo de recarga em tomadas comuns, inclusive, a marca aconselha que o ideal é sempre utilizar um Wallbox para fazer o carregamento. 

A compra na pré-venda garante outros benefícios. Que adquirir o SUV antecipadamente ganhará o Google Nest (o assistente virtual da gigante americana), que faz alusão ao novo sistema multimídia desenvolvido pela empresa e que equipará o veículo. Além disso, o carro tem garantia geral de três anos e de oito para as baterias e contará também pacote completo de manutenção grátis por três anos.

O visual interno é praticamente idêntico ao das outras versões.

Como qualquer Volvo, o XC40 Recharge Pure Electric conta com uma lista de equipamentos generosa. Uma novidade é o sistema multimídia Google Built-in, que integra diversos recursos Google em uma tela de nove polegadas. Além dele, os “básicos” chave sensorial para abertura das portas e partida do motor, ar-condicionado dual zone, teto solar panorâmico e elétrico também estão presentes. 

Na parte da segurança, como é de se esperar, o que há de melhor na marca sueca. Ele vem com Pilot Assist (mantém o carro no centro da faixa e direciona-o nas curvas), City Safety (detecta veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes), Lane Keeping Aid (mantém o SUV dentro das faixas de rodagem), Cross Traffic Alert (monitora os veículos na traseira), BLIS (detecção de pontos cegos) e o piloto automático adaptativo.

Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric. Fotos: Volvo.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
Volvo XC40 Recharge Pure Electric.

Reportar Erro