Volvo inicia pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric, o 100% elétrico da marca
O SUV compacto utiliza dois motores movidos a eletricidade que rendem 408 cavalos
A Volvo, dentro da sua meta de eletrificação onde todos os veículos são, no mínimo, híbridos, acaba de apresentar o primeiro modelo 100% elétrico no Brasil, o XC40 Recharge Pure Electric. O SUV compacto está em pré-venda com preço inicial em salgados R$ 389.950 e as primeiras entregas devem ocorrer em setembro deste ano.
O utilitário, como o nome indica, é a versão elétrica do XC40. Com isso, ele é praticamente idêntico ao irmão que também utiliza um motor a combustão. A única diferença visual é que a grade frontal do Pure é toda fechada, já que não há um propulsor para ser resfriado, no mais, tudo igual. Por dentro, apenas o painel de instrumentos digital tem um estilo próprio. Outro diferencial é o bagageiro dianteiro.
O interessante é que, com os dois motores elétricos, mesmo sendo o menor veículo da Volvo, o XC40 Pure Electric passa ser o mais potente da marca no país, com 408 cavalos, um a mais que os modelos T8. Nesta configuração, o SUV compacto gasta míseros 4,9 segundos para ir do zero aos 100km/h. Segundo a sueca, a autonomia é de 418 quilômetros.
Sobre o carregamento, a Volvo afirma que o utilitário gasta entre 7h30 e 11h (dependendo do nível de corrente da instalação elétrica) para ir do zero aos 100% de carga em um carregador rápido de até 11kw DC. Um detalhe interessante é que, quem adquirir o modelo na pré-venda, ganhará o Wallbox com instalação inclusa.
Em carregadores super-rápidos, os de 150kW DC (geralmente disponíveis em rodovias e corredores eletrificados), o tempo de recarga é de aproximadamente 1h. A Volvo não divulgou o tempo de recarga em tomadas comuns, inclusive, a marca aconselha que o ideal é sempre utilizar um Wallbox para fazer o carregamento.
A compra na pré-venda garante outros benefícios. Que adquirir o SUV antecipadamente ganhará o Google Nest (o assistente virtual da gigante americana), que faz alusão ao novo sistema multimídia desenvolvido pela empresa e que equipará o veículo. Além disso, o carro tem garantia geral de três anos e de oito para as baterias e contará também pacote completo de manutenção grátis por três anos.
Como qualquer Volvo, o XC40 Recharge Pure Electric conta com uma lista de equipamentos generosa. Uma novidade é o sistema multimídia Google Built-in, que integra diversos recursos Google em uma tela de nove polegadas. Além dele, os “básicos” chave sensorial para abertura das portas e partida do motor, ar-condicionado dual zone, teto solar panorâmico e elétrico também estão presentes.
Na parte da segurança, como é de se esperar, o que há de melhor na marca sueca. Ele vem com Pilot Assist (mantém o carro no centro da faixa e direciona-o nas curvas), City Safety (detecta veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes), Lane Keeping Aid (mantém o SUV dentro das faixas de rodagem), Cross Traffic Alert (monitora os veículos na traseira), BLIS (detecção de pontos cegos) e o piloto automático adaptativo.