Esportivos híbridos

Volvo apresenta versão de maior performance do S60 e do XC60, a Polestar Engineered

Os modelos da divisão esportiva da sueca desembarcam pela primeira vez no Brasil

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Volvo S60 Polestar Engineered. Fotos: Volvo.

A Volvo apresenta, pela primeira vez, no Brasil, modelos da divisão esportiva da marca, a Polestar. Para debutar no país, a sueca escolheu a família média, com o S60 e o XC60. As configurações Polestar Engineered do sedã e do SUV já estão disponíveis na lojas da marca a partir de R$ 309.950 e R$ 335.950, respectivamente. 

Os dois modelos utilizam os mesmos motores das versões T8, um 2.0 a gasolina de 320 cavalos ligado ao eixo dianteiro e outro elétrico de 87 cavalos no eixo traseiro. O grande diferencial do conjunto mecânico fica pelos sistemas de suspensão, freios e pelas rodas (235/40 R19 no S60 e 265/35 R22, no XC60). 

Volvo XC60 Polestar Engineered.

Tanto o sedã, quanto o SUV conta com o chassi Polestar. Com isso, as molas são mais rígidas e podem abaixar ou elevar a carroceria de 10 a 15mm. Segundo a marca, isso garante ao motorista uma condução mais esportiva, principalmente em curvas, em função da melhor aderência, menor centro de gravidade e pouca rolagem do veículo.

As versões Polestar Engineered possuem amortecedores Öhlins, que contam com tecnologia de válvula de fluxo duplo (DFV). O equipamento é ajustado para um desempenho ideal durante a condução e contato máximo com a via, independente de solavancos e outras imperfeições do piso. É possível ainda alterar o ajuste de forma manual para diferentes configurações.

As pinças de freio especiais são em amarelo.

Esse conjunto é auxiliado por batentes e barras estabilizadoras exclusivas para a suspensão dianteira e traseira que, de acordo com a marca, oferece uma melhor resposta às imperfeições do piso, aumentando a rigidez da carroceria e com controle mais preciso e responsivo.

Além dos excelentes 407 cavalos, o forte motor híbrido gera impressionantes 65,2kgfm de torque. Com isso, e junto com a aerodinâmica melhorada, o S60 é capaz de ir do zero aos 100km/h em míseros 4,4 segundos. Já o XC60, faz em ótimos 5,3 segundos. 

Interior todo escuro, com exceção dos cintos, que são amarelos.

Os dois modelos contam com cinco modos de direção, quatro pré-estabelecidas (Pure, Hybrid, Power e AWD) e uma personalizável (Individual). Todas alteram a troca das marchas, a resposta do acelerador e o peso da direção. 

A Pure foca na economia, com uso urbano. Ela prioriza o motor elétrico. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia dos veículos pode atingir até 40 quilômetros, dependendo das condições de uso. A Hybrid é o modo padrão, programada para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível.

As rodas contam com desenho exclusivo para a versão.

A Power é o modo mais esportivo. Ele foca a performance. Os parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta. A AWD (All Wheel Drive) otimiza a tração permanente conforme demanda. Na Individual, o motorista configura de acordo com a sua necessidade.

Como de costume da marca, o dois modelos são recheados de itens de segurança. O destaque é o City Safety que engloba, entre outros, frenagem automática, assistente de direção, alerta de mudança de faixa, sistemas de proteções em saída de estrada e contra impactos laterais, alerta de colisão frontal e monitoramento de pressão dos pneus.

Volvo S60 Polestar Engineered.

Os Polestar ainda contam com alerta de ponto cego, recurso de Mitigação de Pista Oposta (que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão) e piloto automático adaptativo com assistente de direção. 

Volvo XC60 Polestar Engineered.
Volvo S60 Polestar Engineered.
Volvo XC60 Polestar Engineered.
Volvo S60 Polestar Engineered.
Volvo S60 Polestar Engineered.
Volvo S60 Polestar Engineered.
Volvo S60 Polestar Engineered.
Volvo S60 Polestar Engineered.
Volvo S60 Polestar Engineered.
Volvo S60 Polestar Engineered.
Volvo S60 Polestar Engineered. Fotos: Volvo.

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