Pequeno eletrizante

Volvo apresenta o XC40 Hybrid, o eletrificado de entrada da marca no Brasil

O modelo chega com uma inédita configuração híbrida de 262 cavalos

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Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design. Fotos: Volvo.

Previsto para chegar ao país em março — mas por causa da pandemia do novo coronavírus o lançamento foi adiado –, o Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design finalmente está disponível nas lojas da marca no Brasil. O SUV chega para ser o modelo eletrificado de entrada da sueca por aqui. 

A crise da saúde, e consequentemente na economia, não só fez o lançamento do utilitário híbrido atrasar, mas também causou o aumento no preço dele. Quando a Volvo iniciou a pré-venda em fevereiro, a previsão era que ele chegasse por R$ 229.950. 

Como todos os híbridos da marca, o XC40 pode ser carregado na tomada.

Mas com a pandemia o dólar disparou, chegando a quase R$ 6. Com isso, praticamente todos os veículos à venda no Brasil subiram de preço e com o SUV não foi diferente. Agora, ele chega partindo de R$ 245.950. Resta saber se a moeda americana baixar, haverá uma redução no valor dele. 

Agora, toda a linha de SUV da Volvo no Brasil conta, ao menos, com uma versão híbrida. Entre todos os modelos disponíveis, apenas a perua V60 não tem uma opção eletrificada. Além disso, a partir do ano que vem, toda a gama da marca deve ser, no mínimo, híbrida. 

Configuração inédita

O motor a combustão gera 180 cavalos.

O XC40 chega com uma inédita configuração híbrida, a T5. Os outros modelos eletrificados da marca utilizam a configuração T8 de impressionantes 407 cavalos. O compacto inaugura a T5 plug-in de 262 cavalos. Como nas demais, são dois motores, um a combustão de 180 cavalos e outro elétrico de 82. O torque somado é de 43,3kgfm. 

Os dois motores, combinados com o câmbio automatizado de dupla embreagem de sete velocidades, permite o XC40 ir do zero aos 100km/h em bons 7,3 segundos. E, por ser um R-Design, ele conta com opção de trocas de marcha por meio de borboletas no volante. No modo puramente elétrico, a autonomia é de aproximadamente de 50 quilômetros. 

Como de costume, a R-Design tem apelo mais esportivo.

O motorista tem a sua disposição cinco modos de condução: Hybrid (combina os dois motores otimizando o consumo), Pure (apenas o elétrico é acionado), Power (foco na esportividade, utilizando toda a potência), Off-Road (para terrenos acidentados e até 40km/h) e Individual (o condutor escolhe as suas preferências de condução).

As baterias podem ser carregadas em uma tomada padrão, de 220v — leva cerca de quatro horas para a carga total –, nas frenagens com regeneração da energia gasta e pelo motor a combustão. Sem falar também, em carregadores rápidos. 

Bem completo

Interior moderno e tecnológico.

Como esperado, a nova versão topo de linha do XC40 é para lá de completa. Como os irmãos maiores, o SUV compacto é repleto de itens de conforto e segurança. Destaque para o Pilot Assist, que engloba piloto automático adaptativo, frenagem automática, alerta de mudança de faixa com assistente direção e auxiliar de partida em rampa. 

Na parte da segurança, ele ainda conta com alertas de ponto cego e de colisão traseira, assistente de descida e faróis Full LED com função antiofuscante e nivelamento automático, que acompanha a movimentação do volante para melhor iluminar o caminho a frente.

Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.

Na parte da comodidade, destaque para ar-condicionado digital e dual zone, sistema de som da Harman Kardon, bancos esportivos em couro nobuck, carregador sem fio para smartphone, abertura e fechamento elétrico do porta-malas sem as mãos, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e teto solar panorâmico elétrico.

Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
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Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design. Fotos: Volvo.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
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Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
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Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
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Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
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