Urbano e rodoviário

Volvo apresenta o VM City, novo caminhão semipesado da marca

A família FH 460 também ganha atualizações para a linha 2021

acessibilidade:
Volvo VM City 2021. Fotos: Volvo.

Focando no segmento de distribuição urbana e regional, a Volvo lança o VM City, mais novo  caminhão semipesado da marca. O modelo chega com cabine curta, motor de 270 cavalos, câmbio de seis velocidades e eixo traseiro duplo. A sueca apresenta também novidades para o pesado FH 460 nas versões 4×2 e 6×2. 

Segundo a Volvo, o VM City vem para atender uma lacuna de mercado para caminhões mais robustos e eficazes na distribuição urbana. “Projetamos esse caminhão para atender tudo o que os transportadores com operações de tiro curto, dentro das cidades ou de distribuição regional, precisam”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da marca.

O semipesado é indicado para uso urbano.

O VM City foca empresas que atuam em segmentos do varejo e precisam de flexibilidade para distribuição de gêneros diversos, desde pequenos comércios ou mercados a lojas de materiais de construção, distribuição de alimentos. Pode ser também usado como veículo de apoio em empresas que fazem “leva e traz” de artigos variados.

“Há uma enorme gama de aplicações para o VM City. São operações em que o motorista roda em vários trechos curtos durante o dia e não precisa dormir no veículo. Por isso, essa versão tem a cabine curta e o ar condicionado é opcional”, aponta Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões Volvo.

O FH 460 ganha defletores para otimizar o gasto com combustível.

Outra novidade da linha Volvo 2021 é a nova configuração de série do FH 460 4×2 e 6×2. Agora essas versões passam a ser oferecidas com o entre-eixos de 3500mm como padrão, acompanhado de defletores laterais de ar para melhorar a aerodinâmica entre cavalo-mecânico e carreta e oferecer mais economia.

“Já havíamos conquistado até 10% de economia de combustível com a introdução da tecnologia da aceleração inteligente Volvo no ano passado. Agora, na combinação desse entre-eixos e os defletores laterais, os FH 460 4×2 e 6×2 podem somar, dependendo da operação, até 2% a mais de economia, além do ganho anterior”, assegura Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.

O pesado ganha itens de segurança como opcionais.

As opções de entre-eixos 3200mm e 3600mm continuam disponíveis para o FH 460 6×2. Mas, nesse caso, o defletor lateral de ar é considerado um item opcional. O pesado também conta com luzes de frenagem de emergência e “três marias” e sensores crepuscular e de chuva, disponíveis a partir das versões intermediárias do caminhão, como opcional.

Volvo VM City e FH 460 2021.

Reportar Erro