Recomeço

Volkswagen retoma produção nas três fábricas da marca em São Paulo

A unidade de motores volta de forma plena e as outras duas plantas, gradualmente

acessibilidade:
Volks retoma atividades nas plantas paulistas do grupo. Foto: Volks.

No último dia 18, a Volkswagen reabriu as portas da fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR). Agora, a marca retoma as atividades da planta de motores do grupo, situada em São Carlos (SP). Assim, como diversas unidades fabris pelo país, elas estavam fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus. 

Além disso, as unidades de São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas no estado de São Paulo, também retornam às atividades, mas de forma parcial — com algumas áreas produtivas –, nesta terça-feira (26/05), com o resto da linha voltando plenamente no dia 1º de junho. 

Segundo a Volks, a retomada na fábrica de São Carlos, responsável pela produção dos motores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, e também do motor EA111 1.6l, será com todas as áreas produtivas atuantes, mas de forma gradual e, inicialmente, com dois turnos. 

“Estamos priorizando neste primeiro momento o abastecimento para os mercados externos, como a exportação dos motores 1.4 TSI para o México, bem como a produção de motores para nossa unidade em São José dos Pinhais”, explica Pablo Di Si, presidente da Volkswagen para a América Latina.

A marca afirma que a prioridade para o retorno nas fábricas continua sendo a saúde dos colaboradores. Como na planta paranaense, medidas de higiene e segurança foram intensificadas e adotadas com base nas experiências das unidades na China e Alemanha, em conformidade com protocolos internacionais e alinhadas às determinações do governo. 

A equipe administrativa continuará realizando as atividades de forma remota. A Volks estabeleceu mais de 80 regras e medidas, inclusas em uma cartilha digital para serem seguidas por todos os colaboradores no regresso às atividades. 

Entre elas, distanciamento de 1,5m entre as pessoas; instalações preparadas com sinalização e orientações de segurança e higiene, como limitadores de distância nas portarias de entrada e coletoras de ponto; uso obrigatório de máscaras nas dependências das fábricas; limpeza periódica das dependências das plantas e escritórios e reforço na desinfecção dos ambientes; medição da temperatura dos colaboradores. 

Aumento do número de ônibus fretados para garantir o distanciamento das pessoas; nos refeitórios, uso de luvas para servir e demarcação de assentos; postos avançados de atendimento médico dentro das fábricas (três em São José dos Pinhais, seis na Anchieta (SBC), três em Taubaté e um em São Carlos) para orientação, triagem e atendimento mais rápido de todos.

Além disso, a marca orientará e compartilhará as melhores práticas com os fornecedores, em função dos componentes e peças da cadeia produtiva, e a rede de concessionárias, com distribuição de cartilhas e treinamentos virtuais.

“Este reinício está sendo um grande aprendizado para todos nós. Começamos com a fábrica de São José dos Pinhais na semana anterior e tudo vem ocorrendo da forma planejada. Os empregados entenderam a importância da implantação das medidas e estamos retomando aos poucos a produção. Tenho a certeza que o mesmo vai ocorrer nas demais fábricas que temos no Brasil”, afirma Di Si.

Reportar Erro