Retomada

Volkswagen reinicia produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR)

As outras fábricas da alemã devem retomar os trabalhos no fim de maio

acessibilidade:
Volkswagen retoma produção na fábrica de São José dos Pinhais. Foto: Volks.

Após paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus — que ainda assola o Brasil e o mundo — a Volkswagen decidiu retomar as atividades da planta de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, nesta segunda-feira (18/05). As demais unidades fabris da empresa localizadas em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos (SP) devem retornar à operação no final de maio.

Segundo a marca, as medidas de higiene e segurança para proteger a saúde dos empregados foram significativamente expandidas e baseadas nas experiências das fábricas do Grupo VW na China e Alemanha, em conformidade também com os protocolos internacionais e também alinhadas às determinações do governo. 

A Volks de São José dos Pinhais começará o retorno às atividades de forma gradual. A primeira linha de produção a ser retomada será a do SUV T‑Cross. Serão dois turnos em ritmo mais lento, com os empregados respeitando o distanciamento social recomendado, e com a curva de aceleração visando atender a demanda do mercado.

”Vamos começar de uma forma muito planejada, com distanciamento recomendado entre as pessoas e seguindo todas as boas práticas de limpeza e higiene. Estamos levando as orientações aos nossos empregados de forma didática e por meio de vídeos, porque será uma experiência inédita para todos e o entendimento das regras será fundamental para nos acostumarmos rapidamente a esta nova realidade”, afirma Pablo Di Si, presidente da Volkswagen para a América Latina.

Ainda de acordo com a Volks, todas as instalações estão preparadas com sinalização e orientações de segurança e higiene com mais de 80 itens analisados, como limitadores de distância nas portarias de entrada e coletoras de ponto, uso obrigatório de máscaras facial (a marca providenciou 67 mil máscaras de tecido do projeto Costurando o Futuro).

Limpeza periódica das dependências das fábricas e escritórios e reforço na desinfecção dos ambientes, aumento no número de ônibus fretado, medição de temperatura antes de ingressar no ônibus e na fábrica e uso de luvas para servir-se e demarcação de assentos nos refeitórios. 

Há também postos avançados de atendimento médico dentro das fábricas, três em São José dos Pinhais, seis na Anchieta (SBC), três em Taubaté e um em São Carlos para orientação, triagem e atendimento mais rápido de todos. 

“O retorno é um sinal importante para nós, para nossa rede de concessionárias, fornecedores e a economia em geral. No contexto pandemia, porém, este é apenas o primeiro passo. É necessário um momento adiante para estimular a demanda do mercado interno e países nos quais exportamos nossos veículos e, assim, adequar os volumes de produção diante da demanda”, aponta Di Si.

Argentina

A divisão hermana da Volkswagen também retomada as atividades hoje. A planta de Pacheco, responsável pela produção da Amarok, recebeu autorização do Ministério do Desenvolvimento Produtivo, do governo da província de Buenos Aires e do município de Tigre para retomar a produção em um turno.

Para o retorno das atividades, foi estabelecido um cronograma progressivo, em conformidade com um rigoroso protocolo de saúde e segurança que já foi implantado na fábrica de Córdoba, também na Argentina.

Reportar Erro