Feitos no Brasil

Volkswagen apresenta os novíssimos caminhões extrapesados Meteor

Além deles, a marca lança também o Constellation 33.460 6x4

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Nova linha de extrapesados da Volkswagen. Fotos: Volks.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresenta a novíssima linha de caminhões Meteor 29.530 6×4 e 28.460 6×2. Além da nova família, a marca lança mais uma configuração para o Constellation, a grandalhona 33.460 6×4. Com os três modelos, a montadora finalmente entra para o mundo dos extrapesados e todos já estão em pré-venda.

As novidades representam ainda outro marco: são os caminhões mais potentes da VW no Brasil, entrando na faixa de 460 e 520 cavalos de potência. Os gigantes habilitam agora a fabricante em novas categorias, com soluções para atender à completa gama de caminhões de 3,5 toneladas a 125 toneladas.

Novos Volkswagen Meteor.

Os extrapesados VW chegam no mercado com o objetivo de fazer a marca crescer no segmento que mais se expande no Brasil e são resultado de quatro anos desenvolvimento local e mais de R$ 1 bilhão investidos. Os modelos serão fabricados na planta de Resende (RJ) do grupo alemão para atender o mercado local e, futuramente, a América Latina. 

Segundo a marca, os novos modelos foram desenvolvidos com foco na otimização do custo total de operação (TCO), em uma estratégia que envolve toda a jornada do cliente, contemplando essas demandas desde o desenvolvimento do projeto e suas características técnicas até o atendimento pós-vendas.

Investimento local

Os novos Volkswagen Meteor são produzidos no Brasil.

Para o desenvolvimento e produção dos novos Meteor, a VWCO investiu mais de R$ 1 bilhão na planta brasileira. Do montante, cerca de R$ 500 milhões foram destinados para a construção de uma nova linha de produção de cabines. 

Os lançamentos contam com uma área exclusiva no complexo de produção em Resende, com 18 mil metros quadrados, incluindo da produção à logística de peças. A montagem final dos modelos se dará na mesma linha em que se fabricam os veículos MAN TGX, família premium do grupo alemão.

As novidades

A cabine do Meteor.

De acordo com a Volkswagen, a linha Meteor foi projetada para proporcionar aos motoristas uma verdadeira viagem de primeira classe, de acordo com os atuais requisitos de design do Grupo, com  soluções detalhadas para a funcionalidade perfeita e a qualidade visual, alinhada aos demais modelos produzidos pela empresa. 

Dessa forma, o motorista encontra nos novos extrapesados uma série de detalhes de estilo dos automóveis da VWCO. Integrante da mais nova linha de caminhões Volks, o Meteor 28.460 6×2 chega para reforçar o portfólio da empresa no transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias e tem preço sugerido de R$ 550 mil.

O Meteor conta com duas versões, de 6×2 e 6×4.

Ele conta com semirreboques de três eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros. O motor gera 460 cavalos de potência e 234,5kgfm de torque, com transmissão automatizada Traxon de 12 ou 16 velocidades.

O Meteor 29.520 6×4 é o caminhão mais potente da VW Caminhões e Ônibus. Ele é equipado com a nova geração do consagrado motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, em São Paulo (SP), na primeira linha fora da Europa. Com 520 cavalos de potência e 254,9kgfm de torque. O câmbuo é o mesmo Traxon automatizado de 12 ou 16 marchas. 

Volkswagen Meteor 28.460 6×2.

O cavalo mecânico 6×4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de sete e nove eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas. Ele assume como modelo topo de gama da Volkswagen no Brasil — sem contar os premium MAN — e tem preço sugerido de R$ 590 mil.

O novíssimo Constellation 33.460 6×4 também conta como poderoso motor MAN D26 de 13 litros, na mesma configuração do Meteor de entrada. A cabine se junta ao conjunto mecânico em uma combinação inédita, atendendo às demandas primariamente do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto. 

O poderoso motor MAN pode gerar até 520 cavalos.

O modelo tem PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, respectivamente. Segundo a VWCO, ele foi testado e aprovado em condições reais por mais de dois anos e traz a melhor solução para uma aplicação tipicamente brasileira, sob medida para o agronegócio. Ele tem preço sugerido de R$ 540 mil.

Os componentes

O motor é o mesmo para os três extrapesados.

A nova família de extrapesados da Volks sempre contará com o mesmo chassi, independente da cabine. Ao todo, são 11 variações quando se pensa somente na combinação entre as duas opções de suspensão e até três dimensões de entre-eixo. 

Com essa modularidade, a oferta da VWCO permite que os clientes configurem o veículo para sua máxima produtividade. Considerado como a coluna vertebral do veículo por abrigar cerca de 90% das peças do caminhão, o chassi dos novos modelos foi projetado para deixar os modelos mais leves para culminar na máxima capacidade de carga. 

A suspensão, como o resto do veículo, foi desenvolvida no Brasil.

De acordo com a montadora, o conjunto de eixos foi desenhado para proporcionar o melhor desempenho e o menor consumo de combustível ao veículo, podendo o cliente escolher a relação de eixo que se adeque à sua operação. Os modelos se diferenciam ainda pelo conforto adicional de um sistema de direção totalmente novo para suavizar a experiência ao volante.

Dentro do conceito da marca, o mesmo chassi pode vir com três opções de entre-eixos. Nos Meteor 28.460 6×2 e 29.520 6×4, a distância pode ser de 3.200, 3.400 ou 3.600mm. Já no Constellation, o entre-eixo será de 3.200mm para o off-road 6×4.

O Constellation tem um único entre-eixos.

As medidas foram otimizadas para a melhor distribuição da carga e para poderem rodar com o implemento no comprimento máximo permitido pela legislação brasileira. A capacidade de tração pode chegar até a 125 toneladas no off-road e varia de 53 no 6×2 a 74 toneladas na 6×4 rodoviária. Antes, o máximo da linha VW era de 63 toneladas na estrada.

Todo o desenvolvimento da suspensão, assim como a fabricação, foi feito pelos engenheiros da VWCO Brasil. O Meteor conta com opção com oito bolsões de ar em todas as variações do modelo, seja no 6×2 ou no 6×4. 

Volkswagen Meteor 29.520 6×4.

Já a metálica com dois feixes de molas parabólicas na dianteira e três feixes na traseira poderá equipar o 28.460 6×2 com entre-eixo de 3.600mm ou o 29.520 6×4 com qualquer entre-eixo. O VW Constellation 33.460, por sua vez, tem suspensão metálica.

A suspensão pneumática vem com um sistema inteligente de leitura da carga transportada por eixo e com a habilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo. O motorista também tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado por controle remoto, dentro da cabine.

O motor MAN passa ser montado localmente.

Todos os modelos contam com dois tanques. As capacidades variam de 630 a 940 litros, de acordo com o entre-eixo escolhido. Com exceção do off-road, todos são de alumínio. Os extrapesados também dispõem de taque para 100 litros de Arla 32.

Meteor

Volkswagen Meteor 29.520 6×4.

A nova família da VWCO conta com diversos atributos de veículo premium como rádio com tela de sete polegadas, auxiliar de partida em rampa, sistema de freios EBS, função ASR, controle de tração, sinal sonoro de abertura das portas com caminhão ligado sem o freio de estacionamento ativado, espelhos retrovisores com sistema de desembaçamento e refrigeração. 

As portas se abrem em até 90º e os degraus contam com alças nas duas extremidades. O volante tem ajustes de altura e profundidade, é multifuncional, com teclas de comandos posicionadas para serem acessadas de forma rápida e direta. O banco do motorista conta com apoios para o braço e cabeça, ajustes precisos e cinto de segurança integrado ao assento.

Os três modelos contam com o mesmo tipo de banco.

A cama é totalmente plana, tem cortinas, tecido com propriedades repelentes e antibacterianas, tem porta USB, tomadas 12V e 24V e relógio digital ao lado, luz de leitura e porta-objetos. Além disso, sob ela, há espaço para bagagens, além das caixas de ferramentas multiuso, com porta-objetos integrados e acesso por dentro da cabine.

Constellation 33.460 6×4 

Volkswagen Constellation 33.460 6×4.

Por dentro, a cabine do novo Constellation é a mesma que consagra o modelo com o maior espaço interno da categoria. A 33.460 teve posição de dirigir, empunhadura do volante, bancos para motorista e passageiro, painel de instrumentos, porta-objetos e cama renovados e espaço suficiente para transitar dentro da cabine.

O banco é o mesmo da família Meteor. A cama está em uma posição mais elevada e com porta-objetos de fácil acesso próximos. O guarda-volume sob ela ganhou 10% de capacidade de armazenamento. A cabine conta com luz de trabalho externa. 

Cabine do Constellation 33.460 6×4.

Por fora, ele conta com ângulo de ataque maior, para-choque metálico — o que evita a deformação e quebras — e faróis com grades metálicas de proteção. Além disso, ele vem com modo fora de estrada e Rocking free, que auxilia em situações mais críticas, quando o veículo encontra-se atolado em terrenos com baixa tração, sem falar no bloqueio do diferencial com opção de desligar o sistema de tração.

Os novos Volkswagen Meteor são produzidos no Brasil.
Os novos Volkswagen Meteor são produzidos no Brasil.
Novos Volkswagen Meteor.
Nova linha de extrapesados da Volkswagen. Fotos: Volks.
Volkswagen Meteor 28.460 6x2.
Volkswagen Meteor 28.460 6x2.
Volkswagen Meteor 28.460 6x2.
Volkswagen Meteor 28.460 6x2.
Volkswagen Meteor 28.460 6x2.
Volkswagen Meteor 28.460 6x2.
Volkswagen Meteor 28.460 6x2.
Volkswagen Meteor 28.460 6x2.
Volkswagen Meteor 28.460 6x2.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Meteor 29.520 6x4.
Volkswagen Constellation 33.460 6x4.
Volkswagen Constellation 33.460 6x4.
Volkswagen Constellation 33.460 6x4.
Volkswagen Constellation 33.460 6x4.
Volkswagen Constellation 33.460 6x4.
Volkswagen Constellation 33.460 6x4.
Volkswagen Constellation 33.460 6x4.
Volkswagen Constellation 33.460 6x4.

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