Investimento

Volks moderniza planta de Taubaté para a produção de novo veículo

O lançamento do projeto Polo Track, previsto para 2023, conta com adequações e inovações em todas as linhas de produção da unidade

acessibilidade:
Planta Volks de Taubaté (SP).
Volks moderniza planta de Taubaté para a produção de novo veículo. Foto: VW.

A Volkswagen moderniza a linha de produção da planta de Taubaté, interior de São Paulo, para adequar a unidade para a iniciar a fabricação do novo projeto Polo Track, previsto para o ano que vem, o primeiro de uma família de veículos compactos, e que faz parte do pacote de investimentos de R$ 7 bilhões da montadora na América Latina até 2026. 

Segundo a marca, da estamparia até a montagem final, linhas nas quais fazem parte e completam todas as etapas de produção de um carro, pessoas e robôs trabalham juntos para garantir a excelência na entrega do produto ao cliente. 

“As obras de adequação na fábrica estão aceleradas e mais de 90% do projeto já foi executado. Esse resultado demonstra o comprometimento e o trabalho de toda a equipe. Todas essas modernizações trarão ganho na produtividade e qualidade do produto final entregue ao nosso cliente. Além disso, estamos promovendo um treinamento de excelência para as nossas pessoas, pois acreditamos que investir na qualificação da equipe é também investir na satisfação do cliente”, aponta Vilque Rojas, plant manager da fábrica da Volkswagen em Taubaté.

No início deste ano, 80 novos robôs foram adquiridos na armação, garantindo qualidade e um aumento de 33% da capacidade de produção para a plataforma MQB. A unidade traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de marcas diferentes, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automatização de carrocerias. 

Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com capacidade de soldar peças (teto e laterais), com matéria-prima eletrolítico (EG – electrogalvanizing), por imersão a quente (HDG – hot-dip galvanizing) ou as duas juntas.

Na montagem, a principal mudança ocorreu no Fahrwerk – onde é feita a união do conjunto motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria – processo que também é conhecido como “‘casamento”. Com a ampliação do Fahrwerk, a unidade de Taubaté está preparada para fabricar novos modelos com a plataforma MQB.

De acordo com a Volks, o maior ganho para a fábrica, além de toda a modernização e reestruturação física, foi capacitar e desenvolver ainda mais as pessoas. Todos os colaboradores ligados à produção da Volkswagen em Taubaté estão sendo treinados para a chegada do novo compacto.

Na pintura, uma equipe de especialistas recebeu qualificação profissional para dominar tecnologias e assim conseguir reprogramar toda a linha de robôs, sistemas de visão e equipamentos da área para a chegada do novo produto.

Workshops e treinamentos entre todas as áreas de manufatura garantem a sinergia e engajamento de cada uma das pessoas. Antes mesmo da produção do primeiro veículo na fábrica, o time da montagem final contou com o apoio da realidade virtual para manipular peças e montar o modelo que ainda não existe fisicamente.

Com 46 anos de operação, a fábrica da Volkswagen em Taubaté é a segunda maior unidade da Volkswagen do Brasil. Além da produção do Gol e Voyage, a unidade já produziu os modelos como o Passat, Saveiro, Parati e up!, chegando a mais de 7,4 milhões de automóveis produzidos.

Reportar Erro