Pré-venda

Volks lança o Nivus, SUV compacto coupé com tecnologia e preço premium

O modelo está em pré-venda e, como de costume da marca, com valores exagerados

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Volkswagen Nivus. Fotos: Volks.

Volkswagen inova no badalado mercado de SUVs com o Nivus, o primeiro utilitário compacto coupé do mundo. O modelo, que está em pré-venda, chegará em agosto às lojas da marca com visual ousado, repleto de tecnologias e, para variar, com preço nas alturas. 

O utilitário chegará em apenas duas versões (Comfortline e Highline), com preço inicial de salgados R$ 85.890. A topo de linha beira os R$ 100 mil, saindo por R$ 98.290, sem os opcionais. Ela conta com um pacote extra de R$ 1,7 mil, elevando o preço final para R$ 99.990. Mesmo para um veículo inovador, é muito dinheiro em um compacto.

O SUV compacto coupé chega em agosto às lojas da marca.

Sempre equipado com o motor 1.0 TSI de 128 cavalos e 20,4kgfm de torque, direção elétrica e câmbio automático de seis velocidades, o utilitário também é o primeiro veículo compacto do país equipado com sistema ACC, o piloto automático adaptativo. Ele também contará com auxiliar de frenagem de emergência (AEB).

O ACC permite regular a velocidade e distância em relação ao veículo da frente e o utilitário controla a aceleração e frenagem automaticamente. Já o AEB é um recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando completamente, em alguns casos, uma batida.

Pioneiro

O estilo coupé é inédito na categoria.

O visual é um dos grandes destaques do Nivus. Ele é o primeiro SUV compacto coupé do mundo. O estilo, que nasceu no BMW X6, vem conquistando cada vez mais as montadoras, no intuito de apresentar utilitários com apelo ainda mais esportivos. 

A queda rápida e fluida da coluna “C” é um dos destaques do design. Com isso, o perfil coupé fica bastante característico, principalmente olhando de lado. Ele contará com rodas de liga leve de 17 polegadas e protetores de para-lamas volumosos. 

Interior semelhante com os irmãos.

Na dianteira, os faróis de LED são conectados pela grade, que conta com o novo logo da Volkswagen. Atrás, um elemento horizontal une as lanternas formando uma peça única. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, o que otimiza ainda mais o estilo coupé.

Por dentro, o visual é bem semelhante com o de outros modelos baseados na plataforma MQB, no qual é montado o Nivus (Polo, Virtus e T-Cross também são), com a central multimídia levemente inclinada para o motorista. Além disso, controles do ar-condicionado e a alavanca do câmbio, são idênticos. Mas os bancos contam com desenho próprios.

As versões

O modelo conta apenas com duas versões: Comfortline e Highline.

Para tentar justificar o alto preço pedido, a Volks, pelo menos, recheou bem o Nivus. A versão de entrada já é uma configuração intermediária. Ao contrário dos outros modelos da marca, ele não terá uma variação chamada apenas 200 TSI, já começa na Comfortline. A topo é a Highline. Além disso, a marca afirma não ter planos de uma opção esportiva. 

Com isso, de série, ele vem com seis airbags, controles de tração e estabilidade (esse obrigatório por lei), conjunto óptico full LED, auxiliar de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, freios a disco nas quatro rodas, retrovisores elétricos, saída de ar e porta USB voltadas para o banco traseiro e central multimídia com tela de 6,5 polegadas.

A badalada VW Play não é de série.

Assim como a topo de linha, a versão de entrada conta apenas com um pacote de opcionais. O VW Play & Tech acrescenta, por R$ 3,5 mil, piloto automático adaptativo (ACC), auxiliar de frenagem (AEB), volante em couro com paddle shift para troca de marcas e o VW Play, sim, a nova central multimídia tão badalada não é de série. 

Apesar dos quase R$ 100 mil, a Highline chama a atenção pelos equipamentos. Ela ganha em relação a Comfortline, ACC, AEB, alerta de colisão, sensor de estacionamento dianteiro, ar-condicionado digital, detector de fadiga, bancos em couro sintético, abertura das portas e partida do motor sem a chave, sensores de chuva e crepuscular e novo volante.

Volkswagen Nivus.

Isso sem falar na novíssima central multimídia, a VW Play. O sistema utiliza uma tela de 10,1 polegadas e trabalha em conjunto com o painel de instrumentos digital, o Active Info Display de 10,25 polegadas. Segundo a marca, a tela principal funciona como um tablet, repleto de aplicativos para uma maior comodidade ao motorista no dia a dia. 

Como opcional da topo de linha, o pacote Launching Edition, por R$ 1,7 ela conta com pintura especial em vermelho ou cinza, teto e espelhos retrovisores e logotipos externos em preto brilhante e rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado.

Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus. Foto: Volkswagen.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus. Fotos: Volks.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
6º → Volkswagen Nivus Comfortline → R$ 85.890
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
O Volkswagen Nivus é um dos modelos que não conta com opção manual. Fotos: Geison Guedes e montadoras.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus. Fotos: Volks.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus.

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