Em junho

Volks apresenta o Taos, terceiro SUV inédito da marca em três anos

O utilitário médio chega para tentar fazer frente ao “rei” da categoria, o Jeep Compass

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Volkswagen Taos. Fotos: Voks.

A Volkswagen apresenta o Taos, novo SUV médio da marca. O utilitário é o terceiro lançado pela marca em três anos e chega para fazer companhia aos irmãos menores Nivus e T-Cross e o maior Tiguan. O modelo terá a árdua missão de tentar fazer frente ao “rei” absoluto da categoria, o Jeep Compass. 

Assim como o Nivus, o Taos terá uma gama reduzida de versões, com apenas duas opções, a Comfortline e a Highline, sempre com motorização 1.5 turbo. Para o lançamento, ele também segue o irmão com uma configuração especial, a Launching Edition. Já disponível para reservas, ele chega às lojas no fim de junho partindo de R$ 155.495. 

A traseira, ao contrário da dianteira, segue mais o padrão atual da marca.

No entanto, a marca afirma que o valor inicial é de R$ 154.990. Mas não há opção de pintura sem custos, a mais barata, a branco sólida, sai por R$ 595. A metálica e as perolizadas custam o mesmo valor, R$ 1.410. Então o valor de entrada não pode ser o anunciado, mas sim R$ 155.495. 

O SUV médio inaugura no Brasil a nova identidade visual da marca, que deve ser vista nos futuros modelos da alemã. No Taos, a luz de circulação diurna (DRL) “sai” dos faróis e avançando pela grade até o clássico símbolo VW da montadora. O ponto interessante é que ele foca bem nos detalhes em preto brilhante e não faz uso de cromados. Com isso, pelo menos por enquanto, ele foge do estilo dos irmãos. 

O interior conta com detalhes dos irmãos Tiguan, T-Cross e Nivus.

Ao contrário do exterior, que difere bem dos outros utilitários, o interior do Taos é praticamente uma fusão dos estilos dos irmãos, com detalhes de cada um e quase nada próprio. A iluminação ambiente, com 10 opções de cores, e a parte inferior do painel são exclusivos do caçula.

A central multimídia é a novíssima VW Play de 10,1 polegadas, que já está presente também no T-Cross e no Nivus. No Taos, o painel de instrumentos é 100% digital já na opção de entrada, mas com tamanhos diferentes em cada versão, de oito e 10,25 polegadas. 

O porta-malas tem bons 498 litros.

Os bancos também contam com desenho próprios, inspirados em modelos clássicos da marca. A Volks destaca as dimensões do SUV, com 4.461mm de comprimento, 2.680mm de entre-eixos, 1.626mm de altura e 1.841mm de largura, o porta-malas leva 498 litros.

Caixa turbo

O motor é um velho conhecido, equipando diversos modelos da Volks.

Assim como os demais SUVs da marca, o Taos conta apenas com motorização turbo, no caso, a velha conhecida 1.4 de 150 cavalos, que equipa diversos modelos da alemã. Apesar de reconhecidamente eficiente, já está na hora da Volks dá uma elevada na potência desse motor, principalmente com a concorrência fazendo propulsores ainda menores e mais potentes. 

Como no T-Croos, Jetta e Polo e Virtus GTS, o motor 1.4 gera 25,5kgfm de torque, além dos 150 cavalos, e está aliado à direção elétrica, câmbio automático de seis velocidades e suspensão independente nas quatro rodas do tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira. Com este conjunto, o SUV sai do zero aos 100km/h em 9,3 segundos com máxima de 194km/h. 

Bem equipado

O painel de instrumentos é sempre digital, variando o tamanho.

Como parte da opção intermediária, a Comfortline (R$ 155.585) o Taos conta uma lista de equipamentos interessante. De série, ele vem com ar-condicionado digital, dual zone e com saída para a traseira, carregador de smartphone por indução, piloto automático, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. 

Ele vem ainda com freio de estacionamento eletrônico, faróis full LED, seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, detector de fadiga, três portas USB, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor e borboletas no volante para troca de marchas. 

O conjunto óptico é full LED.

A Comfortline conta com dois pacotes opcionais. O “Segurança” (R$ 4.790), acrescenta piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e detector de pedestre. Já o “Conforto” (R$ 5.490) agrega bancos em couro, dianteiros com aquecimento e do motorista com ajustes elétricos. Com isso, a versão pode chegar a R$ 166.610.

A Highline tem o mesmo porém em relação ao preço, a Volks anunciou o valor inicial de R$ 181.790, mas como não tem pintura sem custo, tecnicamente ele parte de R$182.385. Ela conta com todos os itens da Comfortline e seus pacotes e acrescenta dois alto-falantes, assistente traseiro de saída de vaga, alerta de ponto cego, quatro modos de condução.

Volkswagen Taos.

Por ser a topo de linha, a Highline conta com apenas um pacote opcional, o teto solar panorâmico por R$ 5.520. Com isso, ela pode chegar a R$ 188.720. Tecnicamente há outro opcional, o Launching Edition, mas esse será apenas para o período de lançamento. 

Por R$ 3.750, ele acrescenta espelhos retrovisores pintados em preto, interior exclusivo, roda de 18 polegadas escurecidas, sistema de som Beats e teto pintado em preto. A cor da carroceria é apenas a bege metálica e ele está vinculado ao teto solar. Assim, o preço final fica em salgados R$ 192.470.

Volkswagen Taos.
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Volkswagen Taos. Fotos: Voks.
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