Força de sobra

Volks apresenta a nova Amarok V6, a picape média mais potente e cara do país

Agora, o motor da caminhonete gera impressionantes 258 cavalos e o valor é tão surreal quanto

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A Volkswagen apresenta a Amarok com novo motor V6. A já mais potente picape média da categoria chega ainda mais forte, com impressionantes 258 cavalos, 33 a mais que o propulsor anterior. A potente caixa de força equipa as versões topo de linha da caminhonete, que varia de insanos R$ 243.290 a R$ 259.440.

Equipando as versões Highline e Extreme, o motor V6, assim como todas as configurações da Amarok, é fabricado na planta de General Pacheco, na Argentina. As novas opções chegam ao Brasil no início de novembro, mas já estão em pré-venda nas concessionárias da marca. 

A picape continua como a mais potente entre as médias.

Segundo a Volks, para conseguir extrair potência extra, o motor passou por uma nova calibração da ECU (central eletrônica). Com isso, foi possível pular de 225 para 258 cavalos, um ganho de 15%. O torque também foi elevado significativamente, passando de 56,1kgfm para 59,1kfgm, um aumento 5%. 

Além de toda essa potência, a Amarok conta com a função Overboost, que permite, durante 10 segundos, que o motorista tenha um incremento de 14 cavalos, elevando a potência total para 272 cavalos. A função está disponível quando a picape roda entre 50km/h e 120km/h. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba cheia, por exemplo. 

O motor ainda conta com sistema overboost que adiciona 14 cavalos.

O motor está aliado a uma transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas manuais na alavanca e nas borboletas do volante e direção hidráulica (bem que poderia ser elétrica para maior conforto e segurança). Completa o conjunto mecânico a tração integral 4Motion. 

Diversos recursos estão aliados ao sistema integral, como controles de tração e estabilidade, auxiliares de partida e descida em rampa, assistência à frenagem, bloqueio eletrônico do diferencial, freios ABS off-road e sistema de frenagem na chuva. 

Câmbio automático de oito velocidades.

A Amarok ainda conta, na parte da segurança, com airbags laterais para motorista e passageiro, freios a disco nas quatro rodas e ventilados nas traseiras e Post Collision Brake, sistema que para o veículo após uma batida frontal.

A Extreme, a versão topo de linha e seus R$ 256.390, sem os extras, conta — como deve um carro neste preço — com boa lista de equipamentos. Ela vem com ar-condicionado digital e dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de ré, piloto automático, faróis bixênon com luz de condução diurna em LED e regulagem de altura. 

Além de mais potente, é a mais cara entre as picapes médias.

Ela ainda vem com faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico e externos aquecíveis e rebatíveis, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com regulagens de altura e profundidade e bancos, volante, alavancas de câmbio e de freio de mão revestidos parcialmente em couro.

Mas mesmo com a boa lista de equipamentos faltaram itens, até para justificar ainda mais o alto valor. A Amarok não conta com o painel de instrumentos digital (presente em quase toda a linha da Volks), nem com a novíssima central multimídia, a VW Play ou com chave sensorial para abertura das portas e partida do motor com botão, é tudo “manual”. 

Mesmo beirando R$ 260 mil, faltam alguns itens como a nova VW Play.

Falando em conectividade, tanto a Highline, quanto a Extreme, contam com a central multimídia Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card e aux-in, sistema de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Android Auto e Apple CarPlay.

Mesmo custando acima de R$ 240 mil, Amarok conta com dois opcionais para cada uma das versões com motor V6. A Highline, conta como extra rodas de liga leve de 19 polegadas por R$ 3.460 e capota marítima com estribo lateral por R$ 2.975, ou seja, ela pode alcançar insanos R$ 249.725. Já a Extreme conta com capota marítima por R$ 1.170 e o pacote Black Style, por R$ 1.880, o que eleva o já salgado valor dela para surreais R$ 259.440.

Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.

Com o opcional Black Style, a Amarok adere a moda dos detalhes escurecidos. Além da pintura da carroceria ser em Mystic Black, ela vem com vários itens em diversos tons de preto entre fosco e brilhante, como as rodas de liga leve de 20 polegadas, para-choque traseiro, grade dianteira, retrovisores, estribos tubulares, frios dos faróis de neblina e detalhes no acabamento interno.

Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.
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Volkswagen Amarok Extreme V6 2021.

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