Volks apresenta a nova Amarok V6, a picape média mais potente e cara do país
Agora, o motor da caminhonete gera impressionantes 258 cavalos e o valor é tão surreal quanto
A Volkswagen apresenta a Amarok com novo motor V6. A já mais potente picape média da categoria chega ainda mais forte, com impressionantes 258 cavalos, 33 a mais que o propulsor anterior. A potente caixa de força equipa as versões topo de linha da caminhonete, que varia de insanos R$ 243.290 a R$ 259.440.
Equipando as versões Highline e Extreme, o motor V6, assim como todas as configurações da Amarok, é fabricado na planta de General Pacheco, na Argentina. As novas opções chegam ao Brasil no início de novembro, mas já estão em pré-venda nas concessionárias da marca.
Segundo a Volks, para conseguir extrair potência extra, o motor passou por uma nova calibração da ECU (central eletrônica). Com isso, foi possível pular de 225 para 258 cavalos, um ganho de 15%. O torque também foi elevado significativamente, passando de 56,1kgfm para 59,1kfgm, um aumento 5%.
Além de toda essa potência, a Amarok conta com a função Overboost, que permite, durante 10 segundos, que o motorista tenha um incremento de 14 cavalos, elevando a potência total para 272 cavalos. A função está disponível quando a picape roda entre 50km/h e 120km/h. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba cheia, por exemplo.
O motor está aliado a uma transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas manuais na alavanca e nas borboletas do volante e direção hidráulica (bem que poderia ser elétrica para maior conforto e segurança). Completa o conjunto mecânico a tração integral 4Motion.
Diversos recursos estão aliados ao sistema integral, como controles de tração e estabilidade, auxiliares de partida e descida em rampa, assistência à frenagem, bloqueio eletrônico do diferencial, freios ABS off-road e sistema de frenagem na chuva.
A Amarok ainda conta, na parte da segurança, com airbags laterais para motorista e passageiro, freios a disco nas quatro rodas e ventilados nas traseiras e Post Collision Brake, sistema que para o veículo após uma batida frontal.
A Extreme, a versão topo de linha e seus R$ 256.390, sem os extras, conta — como deve um carro neste preço — com boa lista de equipamentos. Ela vem com ar-condicionado digital e dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de ré, piloto automático, faróis bixênon com luz de condução diurna em LED e regulagem de altura.
Ela ainda vem com faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico e externos aquecíveis e rebatíveis, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com regulagens de altura e profundidade e bancos, volante, alavancas de câmbio e de freio de mão revestidos parcialmente em couro.
Mas mesmo com a boa lista de equipamentos faltaram itens, até para justificar ainda mais o alto valor. A Amarok não conta com o painel de instrumentos digital (presente em quase toda a linha da Volks), nem com a novíssima central multimídia, a VW Play ou com chave sensorial para abertura das portas e partida do motor com botão, é tudo “manual”.
Falando em conectividade, tanto a Highline, quanto a Extreme, contam com a central multimídia Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card e aux-in, sistema de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Android Auto e Apple CarPlay.
Mesmo custando acima de R$ 240 mil, Amarok conta com dois opcionais para cada uma das versões com motor V6. A Highline, conta como extra rodas de liga leve de 19 polegadas por R$ 3.460 e capota marítima com estribo lateral por R$ 2.975, ou seja, ela pode alcançar insanos R$ 249.725. Já a Extreme conta com capota marítima por R$ 1.170 e o pacote Black Style, por R$ 1.880, o que eleva o já salgado valor dela para surreais R$ 259.440.
Com o opcional Black Style, a Amarok adere a moda dos detalhes escurecidos. Além da pintura da carroceria ser em Mystic Black, ela vem com vários itens em diversos tons de preto entre fosco e brilhante, como as rodas de liga leve de 20 polegadas, para-choque traseiro, grade dianteira, retrovisores, estribos tubulares, frios dos faróis de neblina e detalhes no acabamento interno.